quarta-feira, 21 de abril de 2010

Use música pop para turbinar seu inglês (www.lyricstraining.com)

Eis um site para todo mundo que adora ouvir música em inglês e gostaria de combinar esse interesse com o aprendizado de vocabulário do dia-a-dia. A dica foi do Benny Lewis, um poliglota e trota-mundos irlandês que mantém um site sobre suas experiências com muitíssimas dicas (que ele chama de hacks) para aprender uma língua (ele já fala 7!) em tempo recorde: http://www.fluentin3months.com/.

No http://www.lyricstraining.com/, você escolhe sua música baseado na dificuldade dela (o site oferece easy, medium e hard). Aí, você vê o clipe, ouve a música, e escolhe um jogo em que você tem que preencher poucas ou muitas palavras que estão faltando na letra mostrada na tela YouTube. Se você precisa de tempo para pensar, a música para e te espera. Se errar, logo a seguir você vê a resposta certa; se apenas quiser ver as legendas, pode apertar a tecla Give up! (Desistir), o jogo será desabilitado, e as legendas rolarão normalmente.

Evidentemente, trata-se de música pop contemporânea. Apreciadores de Frank Sinatra, música country, jazz, e outras modalidades mais vão ter que esperar um pouco mais para aprender com seus ídolos. Mas encontrei pelo menos uma música que eu costumava usar com meus alunos no laboratório de línguas quando estava começando a dar aulas de inglês como segunda língua nos anos 70, numa versão com várias cantantes, incluindo aquela que tornou a música famosa, Carol King. A música se chama You´ve Got A Friend e a recomendo.