Plurais regulares em inglês e a forma do verbo que combina com he, she, it, Mary, the dog e John no presente terminam em -s e -es. Infelizmente, não é só falar /s/ e acabou. Na realidade, tem tres pronúncias desses -s e -es finais: /s/, /z/ e /ɪz/. Para sabermos qual terminação a usar e por que, precisamos olhar a distinção sonoro x surdo e as consoantes sibilantes.
Sonoro vs. surdo
Vamos fazer uma experiência. Faça o som /p/. O ar se acumula atrás da sua boca fechada e é logo expulso numa espécie de estouro. Você não usou sua voz para fazer este som. Agora coloque os dentes superiores em cima do lábio inferior e sopre. Saiu um /f/, não saiu? A sua voz não foi necessária para fazer esses sons. Os órgãos fonadores e o fluxo de ar deram conta do recado. Esse tipo de consoante se chama uma consoante surda. Em inglês, são voiceless consonants. O sufixo -less significa sem a primeira parte da palavra, neste caso voice, de forma que voiceless = sem voz.Agora abra a boca como se um otorrinolaringologista fosse examinar suas amígdalas e fale aaaaaaa. Sentiu a diferença? Para fazer esta vogal, você precisou ligar a voz. Toda vogal é a voz modelada pelos contornos da boca.
As consoantes sonoras e surdas se agrupam em pares. A diferença entre uma e outra é a presença ou falta de voz na produção do som. Tanto para /p/ quanto para /b/, precisamos acumular ar atrás da boca fechada e soprar mas se faz /p/ sem a voz, como já vimos, e fazemos /b/ com a voz ligada. Essa distinção é importante porque é fonêmica, ou seja, faz uma diferença no significado. Buy /bay/ = comprar. Pie /pay/ = torta. Bear /ber/ = urso; pear /per/ = pera. A única diferença entre uma palavra e a outra é a presença ou falta de voz na consoante, mas o resultado é palavras totalmente diferentes.
Até que emfim, e obrigado pela paciência, chegamos ao que interessa. Quando um substantivo, ou verbo no presente, termina num som sonoro, o s que se segue tem a pronúncia de /z/. Quando o substantivo ou verbo termina numa consoante surda, o s final se pronuncia como /s/ - s mesmo. Cat termina em t, que é uma consoante surda. Coloque a mão na garganta e verá que não tem vibração enquanto faz esse som. Portanto, cat acrescenta /s/no plural. Tie /tay/ = gravata. Como /ay/ é uma vogal (de fato um diftongo, ou duas vogais juntas), ties = /tayz/. O s final é /z/.
Sibilantes
Sibilantes são consoantes chiadas, e podem ser sonoras ou surdas. Wikipédia explica que em inglês temosas consoantes no começo das palavras inglesas sip, zip, ship, chip, and Jeep, and a segunda consoante em vision. Os símbolos no Alfabeto Fonético Internacional para denotar os sons sibilantes nestas palavras são, respectivamente, [s] [z] [ʃ] [tʃ] [dʒ] [ʒ].Em português, esses sons são aqueles em sete, Zélia, chute, Tico-Tico, jota e o segundo g em garagem. Quando estas sibilantes vem no final de um substantivo ou verbo, precisamos acrescentar -es. Afinal de contas, se colocássemos uma sibilante após outra, o resultado seria uma balbúrdia terrível. Essas sibilantes tem que ser separadas; senão, brigam. Alguns exemplos com -es: watch (relógio de pulso): watches; glass (vidro): glasses. garage (garagem): garages. Aqui o e já existe mas no plural vira uma nova sílaba.
No fim da palavra (1) sonoro + /z/; (2) surdo + /s/; (3) sibilante + es /ɪz/.
Agora vamos ver alguns plurais e verbos no presente comuns. Qual é o som final?
a,boots, b.sweaters, c.runs, d.eats, e,plays, f.watches, g.galoshes, h.radios, i. fishes, j.goes, k.gloves, l.books, m.wishes, n. puffs, o)cares
Respostas: a)2, b)1, c)1, d)2, e)1, f)3, g)3, h)1, i)3, j)1, k)1, l)2, m)3, n)2, o)1
Se tiver uma dúvida, me escreva um comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário