Apple | |
---|---|
Quase ninguém faz essa pergunta. As pessoas sabem que A no alfabeto inglês se pronuncia ey, portanto apple é EYpl. Será que esse raciocínio está certo?
O a longo
Existem vogais longas e curtas em inglês. As pronúncias das vogais longas são simplesmente os nomes dessas vogais no alfabeto inglês. O A longo é EY, em day, made, bait e lady. Quando uma vogal segua outra, a primeira geralmente se pronuncia como seu nome e a segunda é muda, como se vê em may e paid. Tem algumas exceções a esta regra como said /sed/ e plaid /plaed/. Uma pronúncia longa também é usada com uma vogal, uma consoante só, e mais uma vogal. A presença da segunda vogal torna a pronúncia da primeira vogal longa. Em made, por exemplo, temos a primeira vogal, a, uma consoante, d, e mais uma vogal, e. Quando e termina uma sílaba, é mudo, de forma que a pronúncia de made é /meyd/ - bem diferente de português, onde vogal foi feita para pronunciar mesmo. Resista a tentação! Outras segundas vogais tornam a primeira vogal longa e se pronunciam, como y em lady. De novo, temos a vogal, a, mais a consoante, d, e uma vogal y. Resultado: LEY diy. É importante pronunciar esse y final para evitar confusão com outras palavras que não o tem. lady - senhora, dama; laid - deitado.
O a curto
O a curto é o a em bad, cat, hat e matter. Fica entre as vogais é e ah. Você pode escutar exemplos desse som aqui: http://www.learnamericanenglishonline.com/Pronunciation/short_a.html. O a curto é pronunciado quando uma ou mais consoantes seguem a vogal: at, cattle, fast.Existem muitos pares de palavras onde a presença de uma consoante ou uma vogal a mais faz toda a diferença:
tapped (a curto) taped (a longo)
rap (a curto) rape (a longo)
lad -menino (a curto) lady - senhora (a longo)
cat (a curto) Kate (a longo)
E já chegamos à resposta a nossa pergunta: Como apple tem uma vogal seguida de tres consoantes, não tem dúvida: o a é curto. EY pl não procede.
Um comentário:
George.
I go try to resist not pronunce the vowel in brazilian format, right?!
Thanks a lot.
Postar um comentário