sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A política e o político



The Votomatic vote recorder, a punched card voting machine originally developed in the mid 1960s.

As eleições

Tanto nos Estados Unidos como no Brasil, é tempo de política.  Aqui, é  municipal, mas na terra do Tio Sam é tudo.  O presidente, todos os membros da câmara de deputados, um terço dos senadores, muitos governadores, alguns juizes (em muitos estados alguns são eleitos),  xerifes, juntas locais de educação,  etc, etc, serão eleitos no dia 6 de novembro, 2012.  O dia de eleições federais  é sempre a primeira terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro.

O boletim de voto americano mais parece um livro do que um boletim. E o eleitor não só escolhe candidatos:  tem que dizer sim ou não a propostas de todos os tipos que são colocadas no boletim de voto por meio de iniciativa popular ou pela Assembleia Legislativa  Por exemplo, na Calikfornia, os eleitores vão decidir sobre a pena de morte, um aumento na tributação de cigarros para financiar pesquisas sobre o câncer, um aumento no imposto estadual, e vários outros assuntos.   Os Estados Unidos não tem um sistema uniformizado de votação como o voto eletrônico no Brasil.  O sistema usado depende do estado, que tem liberdade para fazer sua escolha entre cartões perfurados (na Califórnia, por exemplo) votação em tela (infelizmente muito fácil de hackear) e até boletins contados manualmente.

No Brasil e em muitos outros paises, o dia de eleições é domingo.  O americano no entanto tem que encontrar um tempinho na terça entre um afazer e outro.  E nem todo americano faz isso. Para surpresa de muitos brasileiros,  o americano não tem nenhuma obrigação de obter um título eleitoral nem de votar. Para estimular interesse no processo político, algumas redes de fast food dão um brinde àqueles dos seus clientes que mostram o canhoto do seu boletim de voto.  Em uma eleição nos anos 90, recebi uma Coca de graça desse jeito. Alguns estados facilitam a obtenção do título de eleitor juntamente com a habilitação para dirigir.   Se os candidatos não agradam, se não existe nenhuma diferença entre eles, o eleitor simplesmente vira as costas e deixa de participar do processo.  Os locais de votação são escolas, igrejas e até garagens de voluntários.  Você vota no local mais perto da sua casa e esse lugar é escolhido automaticamente pelo cartório eleitoral - não tem escolha.

Outra diferença entre os processos aqui e ali é a votação distrital.  Nos Estados Unidos, cada estado e cidade se divide em distritos eleitorais. O contrário deste sistema, adotado aqui no Brasil, onde todos  concorrem com todos numa cidade ou estado inteiro, se chama votação at large.  Vamos dizer que uma cidade tem 30 mil habitantes.  Com 10 vereadores (que geralmente só recebem uma diária, não um salário) cada distrito abrange aproximadamente 3 mil pessoas.  Um candidato no distrito um só concorre com outros candidatos no distrito um.  Depois das eleições, quem ganhou no seu distrito é seu representante.  É para seu vereador que você deve ligar caso a prefeitura não tape um buraco ou tente fechar uma biblioteca no seu bairro. E uma boa parte do trabalho de qualquer parlamentar é justamente olhar pelos interesses de quem mora na zona eleitoral dele. Ele participa dos trabalhos da casa, mas o contato com o cidadão é um constante;  se não, ele corre o risco de não ser reeleito.  Num sistema distrital, a pergunta Quem é seu vereador?  não é uma brincadeira de mau gosto.      Imagine se essa idéia pegar.

Politics, political, policy,  politicians, politicking

Eleições, campanhas, partidos, discursos inflamados, contribuições contabilizadas ou não, comícios, milhares de apertares de mão e beijos em bebés - isso tudo é politics.  Apesar de terminar em -s, politics não é um plural. Não existe *a politic.    Como outras palavras abstratas de origem grega como optics, ethics, hermeneutics, poetics, e muitas mais,  politics é não contável, ou seja, não tem plural e precisa de um verbo singular.  Politics makes strange bedfellows.  A política faz companheiros (de cama) bem estranhos (ou até esquisitos). .  /PAH li tks/ enfatiza a primeira sílaba.  Quando derivamos outras formas desta base,  no entanto, a ênfase muda.   Political, relacionado com a política, vira /pa LI ti kl/  e um político é a politician poli TISH n. Politician pode ser macho ou fêmea.  Em português também, tanto Eduardo como Martha Suplicy é um político, mas gosto mais de politicista  seguindo o modelo músico/musicista.

O verbo to politick, que vem de politics, é fazer política e pedir votos numa campanha.  Romney e Obama estão fazendo campanha.  Romney and Obama are campaigning ou Romney and Obama are politicking.  

Uma política é policy.  A política estrangeira do Irã é não-alinhada.  Iran's foreign policy is non-aligned.  A política do governo brasileiro é aumentar o salário minimo acima da taxa de inflação.  The policy of the Brazilian government is to increase the minimum salary above the inflation rate.     Policy também pode ser apólice.  Comprei uma apólice de seguro para meu carro.  I bought an insurance policy for my car.   Como sempre em inglês, é importante pronunciar o -y final como uma sílaba. Policy = PAH li si.

O Dicionário Online de Português define politicagem como .
f. Política reles e mesquinha de interesses pessoais. Atos de politiqueiros.
Politicagem seria então petty politics.  Petty é mesquinho, pessoal.      Um politiqueiro seria então um petty politician.   

 



.

Nenhum comentário: