sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Lingro - O Dicionário Clique!

O Lingro é um site que veio para facilitar a vida de quem quer ler numa língua estrangeira (inglês, no nosso caso) mas não quer se dar ao trabalho de consultar um dicionário convencional toda vez que topa com uma palavra nova. Você entra no Lingro, coloca a combinação de línguas (inglês para português para quem está lendo estas linhas) que você quer, e indica um texto: pode ser da internet ou um texto qualquer. Agora, em se deparando com aquela palavra que não te diz nada, você só clica e aparece um leque de significados em português. Até aí, tudo bem. Mas o mais interessante do ponto de vista do aprendizado da língua é outro recurso. Lingro salva todas suas consultas para um arquivo que você pode revisar as vezes que quiser para fixar o significado dessas novas palavras na memória. Lingro também salva os textos originais para você ler outra vez e testar se realmente entendeu a palavra no seu contexto original. Você vê a palavra no seu contexto: não está simplesmente decorando listas de palavras. Fazendo uma revisão sistemática desse vocabulário, já já você fixa o significado da palavra e aumenta seu vocábulario até brutalmente em pouco tempo.

Para quem é iniciante ou intermediário, recomendo que faça a experiência com um dos meus sites prediletos: www.voanews.com/specialenglish. Este site é um pouco simplificado. Isso quer dizer que as palavras que você aprende aí são comuns e úteis mesmo. Não estará perdendo seu tempo com aquele vocábulario mais erudito que só aparece numa leitura muito de vez em quando.

O endereço: http://www.lingro.com/

Bom proveito!

2 comentários:

Keiko disse...

Obrigada pela dica!!

Marco A. Vigario disse...

Hi, George! This is Marco Aurélio.
Hey, nice tip! While doing my homework I went to lingro.com and checked some words. It was fast and easy to use, and also gave me the listening option, which was helpful. I really enjoyed it. Thank you.