sábado, 31 de maio de 2008

Não deu tempo

Parece que hoje em dia, ninguém tem tempo para nada. É aquela lufa-lufa toda, cada vez mais para fazer, e ao que parece, cada vez menos tempo para fazê-lo. Quando se precisa correr cada vez mais para ficar no mesmo lugar, quando o emprego é cada vez mais precário e mais exigente, cómo é que a gente encontra tempo para fazer alguma coisa aparentemente de menor prioridade, como aprender uma língua estrangeira?

Tenho pelo menos duas sugestões. Se você parar para pensar, vai dar-se conta de que, apesar da correria toda, existem alguns bolsões de ócio na sua vida, por assim dizer. O que você faz enquanto dirige, por exemplo? Eu sugeriria que escute o CD que acompanha seu livro didático de inglês, os podcasts de http://www.eslpod.com/. ou então www.voanews.com/specialenglish. Ou, que tal http://www.speakup.com.br/? Se você se desloca de ônibus ou de metrô, como você aproveita o tempo da viagem? Pois hoje em dia você pode escutar iPod enquanto está lá pendurado (ou, se tiver sorte, sentado). Não só aprende e pratica alguma coisa, mas anula aquela barulheira nos altofalantes do ônibus. Você mata dois coelhos com uma cajadada só. A sua ocupação deste tempo vazio não se limita às opções rai-tec. Poderia muito bem pegar num livro em inglês (que pode comprar em Siciliano, Saraiva, Submarino, Amazon, ou Powell's Books em Portland). Para os leitor mais econômico ou mão-de-vaca, vale a pena conferir o estoque dos sebos perto de você. Com certeza vai encontrar aqueles livros simplificados, muitos de alta qualidade, de Longman e Oxford, mas nos sebos, nunca se sabe o que vai encontrar.

Tem mais tempo transicional? Claro, enquanto está naquela fila de banco ou esperando abastecer, depois do almoço, nas salas de espera da vida tomando aquele chá de cadeira, a lista, felizmente, é infindável. Digo felizmente porque são momentos que a nova tecnologia nos deixa aproveitar melhor do que nunca. A medida que vou escrevendo este blog, vou indicar mais sites aptos precisamente para este uso. Por favor, me mandem suas dicas!

Mas, alem de prencher estes tempinhos ao longo do dia dia, você pode substituir o que você gosta de fazer em português por alguma coisa semelhante em inglês. Por exemplo, se você gosta de notícias, leia-as em inglês! O site da VOA é um excelente lugar para começar. Mas dependendo do seu nível, você pode acessar http://www.guardian.co.uk/, ou então http://www.nytimes.com/, http://www.usatoday.com/, ou milhares de outros sites para todos os gostos. A medida que vai lendo, vai se familiarizando com o vocabulário das notícias. Já já a tarefa fica bem mais fácil. Assista filmes em inglês com legendas em inglês, ouça rádio da sua escolha em inglês (para muitas dicas, consulte http://www.radio-locator.com/). Em fim, a substituição praticamente não tem limites.

Dá para perceber que você tem tempo sim, não só para aprender mas paradominar o inglês. É só fazer!

Nenhum comentário: