sexta-feira, 30 de maio de 2008

Um site recomendado: www.voanews.com/specialenglish

Eis um site para quem quer melhorar sua capacidade de ler e entender inglês americano. VOA News Special English começou nos anos 50 como um programa de onda curta, que aliás continua até agora transmitindo para o mundo inteiro en vários horários, com literalmente milhões de ouvintes na China, por exemplo. O vocabulário usado neste programa se limita a uma lista, acessível no site, de aproximadamente 2,500 palavras. Novas palavras são definidas a partir deste vocabulário básico. Com a repetição da palavra em vários contextos, você se lembra mais facilmente do seu significado. O site presuppõe um conhecimento intermediário de gramática, mas exercendo seu adivinhoómetro (que é fundamental no aprendizagem de uma língua estrangeira de qualquer jeito), até iniciantes bem básicos podem compreender muita coisa.

O programa começa com um boletim de notícias, na voz de Steve Ember, in Washington. A Voz da América é notável pelo profissionalismo dos seus locutores e equipe de produção. As vozes são mesmo muito boas. Depois das notícias, vem outros pequenos programas sobre inglês, a cultura americana, a história americana (com muitas informações que o americano comum desconhece, diga-se de passagem!), o meio ambiente, diversão, saúde, emfim uma grande variedade de temas. Na maioria os programas são realmente interessantes -- não tem propaganda política explícita. Você pode receber um e-mail semanal com alguns destaques da programação, o que não deixa de ser útil se não dá para ouvir todos os dias.

Se você estiver interessado num tema específica, um arquivo de programas está disponível. Alguns programas só tem o texto sem o arquivo de aúdio, mas muitos tem os dois.

Fora as noticias, que não vem acompanhadas de um texto impresso, todos os programas contam com um texto ou roteiro e o aúdio. É interessante variar seu jeito de ouvir o programa. Por exemplo, você pode ouvir primeiro, sem o texto, para saber o tanto que você está entendendo, e depois ouvir e ler ao mesmo tempo para esclarecer aquelas dúvidas que surgiram na primeira audição. Ou pode ler primeiro para facilitar o entendimento depois. Vale a pena experimentar.

Como era de esperar, o site oferece uma gama de maneiras pelas quais você pode curtir o programa, começando com o bom e velho rádio de ondas curtas, passando por Windows Media Player, MP3, podcast e streaming - a escolha é sua.

O site também tem um serviço de vídeo que eu ainda não acessei.

Para concluir, Special English, um verdadeiro pioneiro na área de programas para quem está aprendendo inglês, é uma fonte diária de inglês acessível sobre os mais variados temas. Mas cuidado: você pode até se viciar!

Nenhum comentário: