domingo, 28 de novembro de 2010

Khan Academy

Muita gente acha que a internet vai revolucionar a educação, mas uma boa parte do que agora se chama "ensino à distância" não passa de uma cópia do que acontece numa sala de aula --mas sem a interação entre professor e aluno. Ou seja, uma experiência para além de chata. O aluno obrigado a fazer um curso desses até se sente ludibriado - está faltando alguma coisa, ou muita coisa para ele achar que está aprendendo.

Salman Khan estava querendo ajudar seus sobrinhos, que moravam longe dele, a se sair melhor na escola média, e criou um método pela internet de fazer justamente isso. As mais de 1800 aulas dele, com só 12 minutos de duração cada, rapidamente viraram mania pelo mundo fora e já foram baixadas mais de 32 milhões de vezes. Agora, a Khan Academy, www.khanacademy.org , cujo único professor é of próprio Salman, oferece aulas nas áreas de matemática, exatas e humanas, todas de graça no YouTube. A meta dele é tornar-se "a escola do mundo" e nesse propósito ele conta com o apóio de ninguém menos do que Bill Gates, que aparece num pequeno vídeo no site louvando o esforço do simpático Salman.

O que isso tem a ver com o ensino de inglês? Primeiro, pode ser um modelo para o curso de inglês como segunda língua do futuro. Tem muita gente fazendo aulas de inglês na internet, como o misterduncan no YouTube ("Are you fine? I HOPE SO!") e com bastante criatividade e humor, mas sem a abrangência e consistência do que o Salman está fazendo. Um projeto desses seria perfeito para um país como o Brasil, onde nem todo mundo tem acesso a um ensino de qualidade. Poderia muito bem servir como o grande nivelador entre as escolas pública e particular, entre alunos pobres sem chance e os mais ricos.

Para nossos propósitos, as aulas de Salman, faladas num inglês californiano padrão e com o apoio de figuras e equações que muita gente já compreende perfeitamente, podem ser excelentes para aprimorar a sua compreensão. As figuras e cifras servem como base para você entender o que o Salman está dizendo. Essas aulas estão especialmente indicadas para quem gosta de exatas e matemática, ou quem sabe, para quem está tendo dificuldade com essas matérias e precisa de uma explicação clara, simples e bem-humorada.

Acho que muita gente vai adorar esse site!

Um comentário:

Bi Me disse...

WOW George! Khan Academy is a really amazing concept, thank you for letting me know about it.

Thank you,
Wagle