Eu recomendaria este material sobretudo para quem seja intermediário ou avançado em inglês. Como o programa é diário, sempre tem temas atuais à disposição e conta com um arquivo extenso de telejornais passados. Você pode usar a caixa de busca para encontrar algum tema do seu interesse. As colunas semanais da Amy, com aúdio, também valem uma olhada e escutada.
Entrando no site http://www.democracynow.org/, você se depara com o último programa transmitido. Você pode assistir o programa inteiro ou focar-se num dos segmentos. Recomendo este procedimento para tirar o máximo proveito de qualquer material autêntico com transcritos. É ou que eu faço com o material de Deutsche Welle para tentar aprimorar meu alemão.
1. Escute ou assiste o segmento escolhido sem o texto, de preferência mais de uma vez. Isto vai te dar uma idéia sobre o conteúdo geral e te mostra o que você precisa focar nos próximos passos. Também te dá uma noção do que você entende no seu estágio atual de conhecimento.
2. Leia o transcrito dentro do Lingro.com. Desse jeito você passa a entender o conteúdo todo, ou quase todo. O novo vocabulário fica à sua disposição dentro do Lingro para uma revisada posterior. Para acumular vocabulário para revisão posterior, é essencial que você se cadastre gratuitamente no Lingro e não saia do sistema antes de ler e clicar.
3. Ouça o segmento e leia o transcrito ao mesmo tempo. Isso vai te familiarizar com as diferenças, às vezes grandes, entre o inglês escrito e falado. Com certeza vai se surpreender com pelo menos algumas dessas diferenças.
4. Ouça/assista o segmento de novo, sem o transcrito. Você vai notar que desta vez, está entendendo, se não 100 percento, pelo menos muitíssimo mais do que entendeu no começo. Você também está gravando o vocabulário em contexto.
5. Passados alguns dias, volte ao segmento para ver como sua compreensão aural melhorou.
Tem bem poucos programas assim e quando existe o transcrito, seria uma pena perder a possibilidade de melhorar sua compreensão e ao mesmo tempo abrir um poucos os horizontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário