segunda-feira, 11 de outubro de 2010

12 de outubro: Um dia, vários nomes

O dia 12 de outubro é conhecido como o Dia das Crianças aqui no Brasil. A origem desta data festiva é bem simples, conforme o relato do blog http://www.idbrasil.org.br/drupal/?q=node/30887

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Um pais tão capitalista e consumista como os Estados Unidos era para ser pioneiro neste negócio de criar um dia para os baixinhos e seus presentes mas a realidade é que não existe nada parecido com o Dia das Crianças aqui no Brasil. Várias celebrações de cunho religioso datam do meio do século 19 mas não tiveram resonância fora das respectivas igrejas. Bill Clinton estabeleceu um Dia das Crianças no 8 de outubro em resposta à carta de uma menina de quatro anos que pediu que ele fizesse um feriado para ela e George W. Bush proclamou o primeiro domingo em junho como o "Dia da Criança" mas essas datas são desconhecidas do grande público e evidentemente não movimentam o comércio. A criançada tem que se contentar com o Natal e o níver (que não é uma palavra inglesa!) para receberem aquela lembrancinha ou bem mais.

Mas o dia 12 de outubro não passa despercebido no pais do Tio Sam. Apesar de não ser um feriado muito abrangente (o comércio e as escolas geralmente não fecham) essa data é comemorada como o Dia de Colombo, o Dia do Descobrimento da América, e na fatia hispana do pais como El Dia de la Raza.

Segundo a Wikipédia,

Em 1971, o feriado foi fixado como a segunda segunda-feira em outubro, coincidindo assum com o Dia de Ação de Graças no vizinho Canadá (fixado nessa data em 1959). Geralmente O Dia de Colombo é observado hoje pelos bancos, o mercado de títulos, os correios americanos e outros órgãos federais, repartições estaduais, e alguns distritos escolares. Empresas e algumas bolsas de valores continuam em funcionamento, e alguns estados e municípios não observam o feriado [5].

No meu estado, Oregon, era assim. Na escola, geralmente houve alguma apresentação sobre o grande Cristovam (Colombo, não Buarque!) e as aulas prosseguiam normalmente. Todo ano em Nóva Iorque, mais de 35.000 pessoas participam do Desfile do Dia de Colombo, uma grande celebração sobretudo da comunidade de origem italiana.

Feliz Dia da Criança! Happy Columbus Day!

Nenhum comentário: