domingo, 3 de outubro de 2010

Dicionários online e mais

O lingro.com é um site formidável. Como já mencionei aqui http://georgeroberts.blogspot.com/2009/01/lingro-o-dicionrio-clique.html, o lingro pode te ajudar a crescer seu vocabulário e disfrutar muito mais da sua leitura em inglês. Além disso, te permite fazer uma revisão periódica daquelas novas palavras que você encontrou hoje ou semanas atrás.

Lingro é um dicionário compilado por voluntários e por isso pode faltar alguma expressão ou a definição não faz sentido no contexto. No próprio Lingro, a opção English-English pode te dar a definição ou sentido que você procurava. Mas também existem muitos outros recursos gratuitos na rede.

A Cambridge (http://dictionary.cambridge.org/) edita excelentes dicionários e também oferece toda uma família de recursos gratuitos na internet. O dicionário padrão é o Advanced Learners, mas tem outras opções, caso o Advanced Learners não satisfaça: American English, Phrasal Verbs (uma área bem problemática), Learners e Idioms. A quem interessar possa: o site também conta com um dicionário turco-inglês. Procurei o verbo frasal look up no Advanced Learners, que retornou só o sentido de "ficar melhor": Things are looking up. As coisas estão melhorando. Mãs não foi isso que eu queria. O Phrasal Verbs, no entanto, foi bem na mosca. Descendo um menu extenso com verbos não relacionados com o termo de busca, encontrei to look up stg ou look stg up (stg em dicionarês quer dizer something = algo. Sb = somebody = alguém). Nos melhores dicionários para quem está aprendendo uma língua, a definição é bem mais simples do que o termo a ser difinido. Isso nem sempre acontece com dicionários para o nativo. Por isso é preferível usar apenas os dicionários específicos de inglês como língua estrangeira, como estes da Cambridge, nas etapas iniciais de aprendizagem.

Um recurso muito útil para quem quer apreciar uma expressão em toda sua envergardura é o Collins Cobuild Concordancer http://www.collins.co.uk/Corpus/CorpusSearch.aspx. Na caixa de busca, coloque seu termo. Se o termo tiver mais de uma palavra, você coloque + entre as palavras. No final da página, aperte "show concs" e numa nova janela aparecem até 40 frases usando a palavra ou expressão pedida. Essas frases são extraidas de milhões de páginas de texto no banco de dados da Collins. O contexto que aparece mostra como a expressão é usada nos mais variados contextos. Vale a pena experimentar um pouco com o Concordancer!

Nenhum comentário: