domingo, 31 de outubro de 2010

É Halloween!



For an English version of this post click here: http://georgeroberts.blogspot.com/2011/10/its-halloween.html

Hoje é Halloween. É o dia das bruxas, dos diabos, do trick or treat , fantasias e festas. É pura diversão! Não é um feriado oficial mas é muito festejado mesmo assim.

Halloween é uma forma antiga de All Hallow's Eve, Véspera de Todos os Santos, que faz parte do calendário de dias santos da Igreja Católica. Een (originalmente e'en) é uma forma abreviada de even = evening, ou neste caso véspera. Outras vésperas que celebramos são Christmas Eve (Véspera do Natal) e New Year's Eve (Véspera do Ano Novo = Reveillon). Hallow é uma palavra obsoleta que quer dizer "um santo". Hallowed quer dizer santificado, e aparece no começo do Pai Nosso: Our Father, which art in Heaven, hallowed be Thy name"= Pai nosso, que estais nos céus, Santificado seja o Vosso nome".

A origem do Halloween antecede o cristianismo. Como explica Wikipédia,

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").

Nesta data, crianças se fantasiam de monstros, bruxas, personagens da cultura popular e de filmes de terror e vão de porta em porta, oferecendo a quem abre a porta uma escolha: Trick or treat! Trick = travessuras (se a pessoa não der nenhum guloseime) ou treat = gostosuras para a criança, geralmente pequenas barras de chocolate ou às vezes frutas. Hoje em dia, trick or treating se restringe cada vez mais a crianças menores e a famílias conhecidas dos pais. O motivo é triste: alguns sádicos colocam cacos de vidro ou láminas de barbear dentro do guloseime para machucar as crianças. Na noite de Halloween, alguns hospitais disponibilizam seu aparelho de raio -x para verificar que não há nada suspeito dentro das gostosuras coletadas.

É interessante que esta prática de trick or treating só ganhou esse nome nos anos 30 do século vinte. Quando eu era criança, imaginava que essa tradição sempre existia, mas o termo foi atestado pela primeira vez na América do Norte em 1927.

Outro aspecto típico do Halloween são os jack o´lanterns, abóboras grandes, vazias, com uma expressão sinistra e uma vela por dentro. Na minha casa colocávamos um jack o´lantern na janelona da frente da casa para criar o clima apropriado para os pequenos visitantes. Jack antigamente era um cara, ou seja, a abóbora se chama "Jack of the Lantern" ou O Cara da Lanterna. Essa tradição vem da tradição de comemorar as almas penadas no Purgatório com uma lanterna de vela dentro de um nabo.

Esta celebração está ganhando o mundo, espalhando-se a paises que poucos anos atrás não a conheciam. Um deputado brasileiro, Aldo Rebelo, uma vez propôs que o Halloween seja substituído pelo Dia do Saci Pererê, mas a iniciativa não deu certo. Pelo menos nas escolas de inglês no Brasil, o Halloween há vários anos faz parte do calendário de eventos.

Então Happy Halloween!!

Nenhum comentário: