É um termo que vem do começo da era da rádio nos Estados Unidos nos anos 20 e 30. Estes programas, geralmente de curta duração, 15 ou 30 minutos ao máximo, almejavam sobretudo donas de casa, e o objetivo primordial era vender detergente ou sabão. Os patrocinadores, Lever, Proctor & Gamble, etc, enchiam estes episódios de comerciais = commercials. O termo soap opera começou como um apelido jocoso (òpera de sabonete ao pé da letra) mas o termo pegou e continua sendo usado até hoje para telenovelas, bem que agora são também chamadas de daytime dramas (dramas diurnos, que se transmitem durante o dia e não à noite). Estas novelas ainda conseguem uma audiência respeitável, agora com outros segmentos como estudantes, desempregados e trabalhadores do turno noturno assistindo, além das donas de casa ou housewives.
As soap operas americanas são um pouco diferentes do que se constuma ver aqui no Brasil. Por começo de conversa, uma soap opera pode continuar por anos e anos a fio, com o elenco morrendo e se substituindo aos poucos e muitas reviravoltas dramáticas. Além disso, como já mencionei, as soap operas se transmitem mais ou menos no período entre as dez da manhã e três ou quatro horas da tarde. Houve uma tentativa de trazer esta modalidade para o horário nobre, ou prime time, nos anos 60 com a soap opera "Peyton Place", mas essa moda não pegou e o horário nobre continua sendo o domínio de séries de todos os tipos nos States.
2 comentários:
Coloca surpresa nisso...
Ei George... vc falou que tinha começado esta semana, mas vejo que já escreveu um bocado! Depois vou ler todos.
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