quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Happy Thanksgiving!

Thanksgiving, ou o Dia de Ação de Graças, cai sempre na quarta quinta-feira de novembro nos Estados Unidos e em outubro no Canadá.

O que é que os americanos estão festejando? Segundo a lenda, o primeiro ano dos colonos ingleses em Plymouth, Massachusetts, 1621, foi muito difícil. Se não fosse a ajuda dos índios e os novos alimentos americanos (como o peru e o milho) que eles trouxeram para os recém-chegados, estes teriam morrido de fome. A ação de graças, portanto, foi uma comemoração de uma primeira colheita bem-sucedida e um agradecimento aos índios.

Em nossos dias, Thanksgiving é um dia de confraternização quando as famílias se reúnem e comem aquele peru gostoso, acompanhado de iguarias típicas do dia como creme de cebola (creamed onions), stuffing ou dressing ( a mesma coisa: quadradinhos de pão temperado que cozinha dentro do "pássaro"), molho de peru, purê de batata (mashed potatoes), e feijão verde (string beans ou green beans) entre outras delícias. A sobremesa (dessert) fica por conta da torta de abóbora, às vezes com uma bola de sorvete ou chantilly (whipped cream) em cima. A gente come até virar o olho. É muito bom.

Thanksgiving é a época do ano quando mais gente voa, apesar do mau tempo, da falta de grana, e as poltronas cada vez menores (ou os passageiros cada vez maiores). É uma chance de pôr a fofoca em dia, se abraçar, brigar (acontece), e para os adultos reviver um pouco da infância. Os restaurantes étnicos geralmente fecham neste dia. Afinal, quem quer tacos ou comida tailandesa quando todas as atenções estão voltadas para o sr. Peru?

Para quem gosta, depois de um opíparo almoço, tem football americano na TV em abundância. E se foi você quem convidou todo mundo e forneceu o peru, tem a expectativa de dias, se não semanas, de sanduíches de peru e sopa de peru (bem gostosa) e o que restou do banquete (leftovers).

O dia seguinte, que cada vez mais gente mata, é o maior dia de compras do ano (the biggest shopping day of the year). Tem que chegar bem cedo nos estacionamentos dos shoppings (shopping malls) para disputar uma vaga. As lojas vem com tudo, lançamentos, novas promoções, decorações luxuosas - é o pontapé inicial da época de compras de Natal. Agora a gente começa a ouvir a música tipica natalina. Tem até rádios que só tocam isso até o Natal. (Geralmente aquelas emissoras desesperadas para aumentar sua fatia do mercado (market share).

Mesmo sem frio, sem peru, e sem football americano, A Happy Thanksgiving to All!

Nenhum comentário: