sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Melhore seu sotaque AGORA!

Você quer melhorar seu sotaque em inglês? Aqui estão algumas dicas que podem fazer uma diferença imediata.
1) /r/ é feito com a ponta da língua apontando para o céu da boca. Isso vale para o começo, meio e fim da palavra.
2) Cuidado com /r/ e /h/! Aquele r soprado de rainha e régua é representado por um h em inglês.
3. o "th" é um som que não existe em português, nem na maioria das línguas. Gente do mundo inteiro tem problemas com este som. Coloque a ponta da língua entre os dentes e sopre. Isso produz um th sem voz, o som de think ou thought. O outro th é feito do mesmo jeito mas com a "voz ligada". Este é o som em this, that, these e those. Estes sons não são /f/, /v/ nem /d/ e muito menos /tch/.
4. O "ed" do passado tem três pronúncias, mas se pronuncia o "e" apenas quando o verbo regular termina em -t ou -d, uma coisa relativamente rara. Played = playd, walk = walkt, mas repeated = repeat id.
5. O consonante no final de uma sílaba ou de uma palavra praticamente não se pronuncia. Por exemplo, "night" /nayt/ tem aquele "t" no final, mas você coloca a língua atrás dos dentes e --- segura, peão! Deixe só um pouquinho de ar escapar.
6) A prática consistente do 5) ajuda a evitar outro grande componente do sotaque brasileiro: a palatização. Por exemplo "felicidade" tem aquele som /dji/ no final. Isso não existe em inglês. Ruth em inglês termina em th sem voz, e não é /hutchi/!
7) Tente juntar os sons. Quem fala ca-da sí-la-ba so-a co-mo um ro- bô. De fato, em Hollywood, a instrução para robô falar é pronunciar cla-ra-men-te ca-da sí-lá-ba. Não caia nesta armadilha. Quando mais seu inglês fluir, melhor. I don´t know soa, numa boca anglófona, alguma coisa como /AIdanou/ e é muito mais compreensível para quem fala inglês do que /ay dountchi kanO/. Parece um contrasenso, mas aí está.
8. Uma pergunta com a resposta sim ou não sobe no final, uma pergunta começando com uma palavra wh (who, why, when, etc) sobe na última sílaba emfatizada, e depois desce. Uma afirmaçao faz o mesmo: sobe até a última sílaba emfatizada, e depois desce.
9) Fique acostumado a palavras acentuadas bem no começo. Por exemplo, é SU per mar kt e não su per MAR let; é HAM bur ger e não ham BUR ger. Tem muitas palavras assim.
10. Não se esqueça que uma frase em inglês tem um ritmo regular, quase metronômico. E nem todas as sílabas foram criadas iguais. Muitas sílabas não emfatizadas deixam de existir, ou o som do vogal muda, ou se assimilam aos sons ao redor.

Vamos voltar a esses pontos no futuro. Mas mesmo do jeito que estão, estas dicas podem melhorar considerávelmente se sotaque. Faça a experiência!

Nenhum comentário: