quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sexies? NOT!

Elas são muito sexies
Gisele Bündchen está entre as 5 primeiras ....
Yahoo News, 20 de novembro, 2008

Mais uma vez, no Yahoo! vejo uma lista, desta vez dos mais sexies do mundo. É evidentemente a vez dos atores, playboys, modelos, etc. Faz um par de semanas, tinha também a lista das mais sexies. Nem sei quem lidera essas listas porque não consegui desviar a minha atenção daquela palavra biônica. Pelo menos (e sei lá por quê) mudaram o y para i com o intuito de acrescentar aqueles -es totalmente inúteis. Ponto para Yahoo.

Sexy é um adjetivo e os adjetivos em inglês não tem singular nem plural. Afinal, são adjetivos e não substantivos. Por isso, eu veria com melhores olhos a lista das (ou dos) mais sexy. Mas peraí! Sexy não é um adjetivo terminando em y que forma o comparativo em -ier e o superlativo em -iest? Pois é. Não quero ser um purista (mentira: adoro ser purista), mas não seria mais satisfatório "A lista dos sexiest"? Isso sim mostra uma gramaticalidade para pedante nenhum botar defeito. Pessoalmente, acho sexiest muito mais sexy do que sexies. Com o leitor (só tem um até agora) a palavra.

Será que português, reconhecido mundialmente como uma língua sexy, não conseguirira uma palavra equivalente? Ou inglês é mais sexy do que português?

Nenhum comentário: