domingo, 5 de setembro de 2010

Um site especializado: Spotlight nos holofotes

Spotlight Radio http://www.spotlightradio.org/ é um progama diário e variado em ingles especializado, bem parecido com aquele usado nos programas da www.voanews.com/specialenglish. Como VOA, Spotlight se restringe a um vocabulário de aproximadamente 1.500 palavras, e os programas são falados a uma velocidade de 90 palavras/minuto, a metade do ritmo normal. O site é fácil de navegar. É só clicar no ícone "Listen and Read" para acessar o programa mais recente. Para acessar o arquivo, que agora conta com mais de 3.000 episódios, clique na opção "Archive" para ver algumas sugestões. É possível interagir com outros ouvintes e com os responsáveis pelos programa na seção "Comments" logo em baixo do roteiro do programa. Segundo uma produtora que respondeu uma pergunta nesse espaço, há três novos episódios e quatro repetições de programas anteriores por semana.

Quem produz o programa é um consórcio de grupos cristãos, entre eles a famosa HCJB. Digo famoso porque HCJB era, e continua sendo, uma potente rádio de onda curta no Equador escutada no mundo inteiro. Era uma das estações que ouvi primeiro quando herdei um velho rádio com faixas de onda curta dos meus avós em meados dos anos 60. Como os programas de HCJB, aqueles de Spotlight adotam um ponto de vista evangélico, mas é bastante leve - nada de pregação ou igreja, de forma que qualquer um, seja como for sua orientação religiosa, pode escutar e aproveitar o conteúdo deste site.

Temas recentes são a vida do escritor Graham Greene, a futura riqueza da Bolívia, respostas ás cartas e emails de ouvintes, a recuperação de línguas em vias de extinção, o sol, e por ai vai.

Eu recomendo primeiro ouvir o aúdio sem olhar o texto, ler o texto (as palavras usadas estão disponíveis no glosário no site), ler mais uma vez enquanto se ouve, e para terminar ouvir o aúdio de novo, sem o texto. Parece muito melhor ouvir a partir do site mesmo. O download é interminável, pelo menos no meu computador.

Bom proveito e obrigado ao André Beleza pela dica!

Nenhum comentário: