sábado, 28 de agosto de 2010

English Cental

Este site, http://www.englishcentral.com/, te permite ouvir inglês, pronunciar frases, e comparar sua pronúncia com aquela do vídeo. Tudo começa com o cadastramento no site, sem sobressaltos. Depois você ativa seu microfone para poder gravar as legendas que aparecem na tela enquanto o vídeo roda.

English Cental já conta com um acervo de clipes bastante razoável, e existe a possibilidade de sugerir outros títulos YouTube para eventual inclusão no portal. Os clipes estão agrupados por nível de dificuldade: easy, medium e hard. São comerciais, trailers, e outros em categorias como TV e cinema, política, comida, compras, esportes, viagens, meio ambiente, etc. A quem interessar possa: no rodapé, tem traduções em japonês. E só. Afinal de contas, a empresa responsável está sediada no Japão. Achava a qualidade de vídeo e aúdio muito boa; como os clipes são curtos, não demoram um tempão para carregar. Quem assistiu pode acrescentar seu comentário numa lista debaixo da tela. Alunos do mundo todo fazem exatamente isso.

Depois de escolher um vídeo, você aperta no meio da tela e o vídeo roda. Após assistir, você ouve frases, grava, e vê a avaliação pelo software do site. A avaliação é imediata. Esta avaliação me parece o ponto fraco do site. Eu sou um falante nativo do inglês americano, a variedade preferida na maioria dos clipes. As minhas avaliações variaram de ruim para impecável, e não faço a mínima idéia por que. A tal da avaliação pode ter a ver com a velocidade da minha fala, com a intonação, com a audibilidade de uma sílaba em particular, ou até com o volume da minha voz ou a qualidade do meu microfone: sinceramente não sei. Lancei mão do meu pior sotaque estrangeiro para ver se alterava o resultado, e --- a avaliação era "bom trabalho". Errei uma palavra propositadamente na minha gravação e o resultado foi "excelente". Duas versões subjetivamente idênticas, faladas normalmente por um nativo, podem valer pontuações totalmente diferentes. Não dá para entender uma coisa dessas. Se você quiser melhorar sua pontuação, o software não te fornece nenhuma dica. Você faz de novo de qualquer jeito e talvez "acerte", talvez não.

No "quiz mode", você ouve uma frase, vê-la com algumas palavras faltando e tenta reproduzi-la. Acertou a palavra mas pronunciou mal? Errou a palavra? Quem sabe?

Em resumo, gostei da seleção de vídeos de English Central, mas não vejo como alguém conseguiria melhorar sua pronúncia neste site do jeito que está.

Nenhum comentário: