Às vezes, perguntam-me de que sinto falta aqui no Brasil. Essa pergunta é difícil, após tantos anos aqui e uma adaptação tranquila. Mas sempre vem à mente algum alimento difícil ou impossível de encontrar aqui: framboesas frescas, suco geladinho de damasco, cerejas in natura ou recheando tortas, comida mexicana ---- e peanut butter. Para quem não conhece, peanut butter (ao pé da letra: manteiga de amendoim) é tudo de bom. Como explica Wikipedia,
Infelizmente para os apreciadores, na sua forma tipicamente americana, a manteiga de amendoim é difícil de encontrar no Brasil. Amendocrem, um creme de amendoim que leva doce de leite, lembra um pouco peanut butter mas é danado de doce, o que o torna intragável, pelo menos para mim. Daí a necessidade de procurar o produto importado. Num conhecido empório aqui de Goiânia, encontrei duas qualidades do produto, smooth macio e crunchy crocante, com pedacinhos de amendoim, mas depois do frete, custo Brasil e margem de lucro (elevada), o importado sai muito caro, e frequentemente a marca é desconhecida. Lá nos Estados Unidos, os peanut butters mais famosos são Jif, Peter Pan e Skippy, todas bem industrializadas e enriquecidas (?) de açucar e gordura trans. Hoje em dia, existem manteigas de amendoim com gorduras e/ou calorias reduzidas para limitar um pouco os malefícios do produto. A peanut butter de verdade, feita só de amendoins e óleo vegetal, se separa em óleo e pasta no vidro. É necessário misturá-la para poder espalhá-la no pão.A manteiga de amendoim é feita apenas de amendoins cozidos ou torrados e moídos até virar pasta, e alguns emulsionantes, não contém quaisquer vestígios de lacticínios. Pode ser preparada em casa mas usualmente é encontrada industrializada e pronta para o consumo, normalmente com pão e geléia doce.
Até há bem pouco tempo, eu sempre dependia da boa vontade de turistas voltando dos Estados Unidos para muito de vez em quando me deliciar com este sabor da minha infância. Mas descobri que a manteiga de amendoim caseira é gostosa, de fato melhor do que o produto industrializado, relativamente barata, e fácil de fazer. Esta receita é de Fabiana Dias http://tudogostoso.uol.com.br/receita/26013-pasta-de-amendoim-peanut-butter.html#recipe-comments
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de amendoim torrado e moído
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 xícara de chá de óleo de amendoim, girassol ou milho
- 4 colheres de sopa bem cheia de margarina
- 1/2 lata de doce de leite pronto
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó (opcional)
MODO DE PREPARO
- Leve todos os ingredientes à batedeira e bata em alta velocidade por 5 minutos
- Leve à geladeira por 12 horas
- Pode - se levar o amendoim inteiro com pele ao forno médio para torrar, sem deixar tostar
- Depois bater no liquidificador
- Obs.: substitui a margarina ou manteiga no café da manhã.
Posso acrescentar que minha mulher, a culinarista Mab Davilla Roberts, fez peanut butter para mim com um pouquinho de sal, e sem óleo (o próprio amendoim é bastante oleoso) e com só uma pitadinha de açucar, e ficou muito gostosa.. O doce de leite só é necessário para quem gosta de Amendocrem.
Aqui você tem outra receita, desta vez em inglês, de um site de saúde para crianças. Uma versão audio acompanha.
http://kidshealth.org/kid/recipes/recipes/peanut_butter.html
Se você se aventurar a experimentar este alimento tipicamente americano, eu quero ouvir seus comentários. Será que brasileiro compraria manteiga de amendoim de verdade? Talvez haja uma oportunidade de negócios para alguém aqui.