terça-feira, 14 de agosto de 2012

Intercâmbios Línguísticos

Você pode melhorar seu inglês de uma maneira impressionante por meio de uma troca linguistica.  A idéia é simples.  Você ajuda alguém a aprimorar seu português, e essa pessoa faz o mesmo por seu inglês. Desse jeito todo mundo sai ganhando.  É uma win-win situation.   Com  a unversalização de Skype, você tem acesso a pessoas no mundo inteiro, e  quando o contato é de computador para computador, esse acesso é totalmente grátis, uma das minhas palavras favoritas em qualquer língua.  A minha experiência com Skype tem sido bastante favorável.  A ligação cai de vez em quando, mas no geral o audio e o vídeo são excelentes.  Até dá para ministrar aulas à distância.

Um site excelente para procurar parceiros é www.sharedtalk.net, que alguns tempos atrás foi comprado pela firma Rosetta Stone, um enorme produtor de materiais para aprendizado de dezenas de línguas estrangeiras. Depois de se cadastrar de graça,  você pode escolher váras salas de bate-papo teclado ou falado.  Tem um canal inglês-português, mas você encontra mais brasileiros do que tudo ali.  É melhor ir para a sala "English", onde aparece gente do mundo inteiro.  Mas para fazer a troca que mencionei há pouco, você pode procurar entre os cadastrados do site e entrar em contato!

O Dave Snopek de linguatrek.com acabou de publicar uma lista de dicas para facilitar e amenizar seu intercâmbio linguístico:
http://www.linguatrek.com/blog/2012/08/4-tips-for-effective-language-exchange.  Como ele explica, encontrar o parceiro ideal é até mais difícil do que encontrar um bom amigo, mas vale a pena.  Ele já passou por isso.   Americano de Wisconsin,  Dave mudou para Polônia e já bloga e dá dicas sobre o aprendizado de línguas em polonês.  No site, ele também oferece um livro gratuito cheio de dicas para você tomar responsabilidade por sua aprendizagem e ficar fluente na língua estrangeira da sua escolha.  Recomendado!

E se o inglês escrito ainda não é lá essas coisas e te dá dor de cabeça, porque não atacar esse e outros textos por meio de outro dos meus sites favoritos: www.lingro.com?

.

Nenhum comentário: