sábado, 25 de agosto de 2012

Manteiga de amendoim - paixão nacional americana

Peanut butter
PeanutButter.jpg


Às vezes, perguntam-me de que sinto falta aqui no Brasil.  Essa pergunta é difícil, após tantos anos aqui e uma adaptação tranquila.  Mas sempre vem à mente algum alimento difícil ou impossível de encontrar aqui:  framboesas frescas, suco geladinho de damasco, cerejas in natura ou recheando tortas, comida mexicana ---- e peanut butter.  Para quem não conhece, peanut butter (ao pé da letra: manteiga de amendoim) é tudo de bom.   Como explica Wikipedia,
manteiga de amendoim é feita apenas de amendoins cozidos ou torrados e moídos até virar pasta, e alguns emulsionantes, não contém quaisquer vestígios de lacticínios. Pode ser preparada em casa mas usualmente é encontrada industrializada e pronta para o consumo, normalmente com pão e geléia doce.   
Infelizmente para os apreciadores, na sua forma tipicamente americana, a manteiga de amendoim é difícil de encontrar no Brasil. Amendocrem, um creme de amendoim que leva doce de leite, lembra um pouco peanut butter mas é danado de doce, o que o torna intragável, pelo menos para mim.  Daí a necessidade de procurar o produto importado.   Num conhecido empório aqui de Goiânia, encontrei duas qualidades do produto, smooth macio e crunchy crocante, com pedacinhos de amendoim, mas depois do frete, custo Brasil e margem de lucro (elevada), o importado sai muito caro, e frequentemente a marca é desconhecida.  Lá nos Estados Unidos, os peanut butters mais famosos são Jif, Peter Pan e Skippy, todas bem industrializadas e enriquecidas (?) de açucar e  gordura trans. Hoje em dia, existem manteigas de amendoim com gorduras e/ou calorias reduzidas para limitar um pouco os malefícios do produto.  A peanut butter de verdade, feita só de amendoins e óleo vegetal, se separa em óleo e pasta no vidro.  É necessário misturá-la para poder espalhá-la no pão.

 Até há bem pouco tempo, eu sempre dependia da boa vontade de turistas voltando dos Estados Unidos para muito de vez em quando me deliciar com este sabor da minha infância.  Mas descobri que a manteiga de amendoim caseira é gostosa, de fato melhor do que o produto industrializado, relativamente barata, e fácil de fazer.   Esta receita é de Fabiana Dias http://tudogostoso.uol.com.br/receita/26013-pasta-de-amendoim-peanut-butter.html#recipe-comments


Ingredientes:
  • 2 xícaras de chá de amendoim torrado e moído
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 xícara de chá de óleo de amendoim, girassol ou milho
  • 4 colheres de sopa bem cheia de margarina
  • 1/2 lata de doce de leite pronto
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó (opcional)

MODO DE PREPARO


  1. Leve todos os ingredientes à batedeira e bata em alta velocidade por 5 minutos
  2. Leve à geladeira por 12 horas
  3. Pode - se levar o amendoim inteiro com pele ao forno médio para torrar, sem deixar tostar
  4. Depois bater no liquidificador
Informaçães Adicionais
  • Obs.: substitui a margarina ou manteiga no café da manhã.      
































 Posso acrescentar que minha mulher, a culinarista Mab Davilla Roberts, fez peanut butter para mim com um pouquinho de sal,  e sem óleo (o próprio amendoim  é bastante oleoso) e com só uma pitadinha de açucar, e  ficou muito gostosa.. O doce de leite só é necessário para quem gosta de Amendocrem.

Aqui você tem outra receita, desta vez em inglês, de um site de saúde para crianças.  Uma versão audio  acompanha.

http://kidshealth.org/kid/recipes/recipes/peanut_butter.html

Se você se aventurar a experimentar este alimento tipicamente americano, eu quero ouvir seus comentários.  Será que brasileiro compraria manteiga de amendoim de verdade?  Talvez haja uma oportunidade de negócios para alguém aqui.

9 comentários:

Rose disse...

Nunca comi a original "manteiga de amendoim" americana. Deve ser uma delícia! Irei fazer esta receita - afinal, se é ainda melhor que as industriais... =)

Abraço,
Rose

George disse...

Oi, Rose,

Acho que vai gostar, viu?

Um abraço,
George

Amanda Roots disse...

Ontem eu vi a Pasta de Amendoim Peter Pan no Sam's Club, fiquei tentada a comprar. Ainda bem que não comprei, já que eu pretendia utiliza-la na minha dieta... Um blogueira Brasileira que mora nos EUA disse que ingerir a pasta de amendoim antes de malhar, é muito bom, porque nos da uma energia para treinar. Porém, fiquei com meu pé atrás com essa pasta de amendoim Peter Pan, justamente por ver o alto teor calórico.... adorei a dica da receita,parece fácil. Vou tentar [=

Sergio Freire disse...

Caro George. Interessante sua matéria. Vivi nos Isteites e sei como deve sentir falta das Peanut Butter. Vou te oferecer opções muito boas e bem brasileiras. São Cremes de Amendoim feitos em Araquari, SC pela www.amendoimecia.com.br. Eu sou representante e vendedor aqui na Grande São Paulo. Acho que vai gostar. Visite nosso site ou me encontre no Facebook: Sergio Freire. Att e Abraços, Sergio

Sergio Freire disse...

Caro George. Interessante sua matéria. Vivi nos Isteites e sei como deve sentir falta das Peanut Butters. Vou te oferecer opções muito boas e bem brasileiras. São Cremes de Amendoim feitos em Araquari, SC pela www.amendoimecia.com.br. Eu sou representante e vendedor aqui na Grande São Paulo. Acho que vai gostar. Visite nosso site ou me encontre no Facebook: Sergio Freire. Att e Abraços, Sergio

Unknown disse...

aMOOOOOOO manteiga/pasta de amendoin, sempre compro no Sam's Club, ontem me aventurei a fazer uma receita que tinha, substitui o açúcar poe mel, o suficiente para deixar levemente adocicado....ficou maravilhoso!

Petite Mademoiselle disse...

Tem a pasta de amendoim da Santa Helena... eu achei beeeeem parecida com a q provei no Canadá e não é tão cara... paguei 11,00 reais num pote de 500g.

mab disse...

meu marido faleceu ano passado em 25-07-2013, e ele amava esta manteiga passada no pão . eu e nossos filhos continuamos o uso e é deliciosa . aqui fazemos os potes e mantemos sob refrigeração - as crianças também apreciam muito . achei bom vocês gostarem da minha receita , e terei outras similares no meu segundo livro de culinária .em breve sera lançado .
obrigada pelo carinho que tem com este blog . pretendo transforma-lo em livro porque meu George o elaborava com muito carinho e amor
abraços da Mab Roberts

Gabe disse...

Eu sou apaixonada por Jif com geléia de morango. Meu café da manhã no intercâmbio era panquecas com xarope, bacon, um sanduíche de Jif com geléia, as vezes ovo e sempre com chá gelado ou suco de Cranberry.
Sinto falta todos os dias!