sexta-feira, 16 de novembro de 2012

8, H, A : tres pronúncias bem diferentes

Estas letras e este número tem o som /ey/ em comum, mas o resto é bem diferente e a pronúncia errada das terminações pode levar a mal-entendidos.  Já ouvi comerciais aqui no Brasil para o que soou como ADTV (na realidade, HDTV, high definition TV ou TV de alta definição) e  8BO ( na realidade, HBO, o canal de cinema).  

H - /eitch/

A oitava letra do alfabeto termina num som bem conhecido aos brasileiros:  o /tch/, o mesmo som que se encontra no ti em Tico Tico no Fubá.  Consoantes finais (que é o caso de tch aqui) são mudas:  você não acrescenta "i" ao final, apenas um soprinho de ar.   Se você falar /t/ no final, H vira ou 8 ou ate /eyt/: comeu ou comido.   Sem o /tch/ o H vira A.  

A - /ey/

A tendência é de pronunciar a primeira letra do alfabeto do jeito como se pronuncia em português e na maioria das línguas europeias: como /a/.  Isso seria um erro.  A letra A se pronuncia /ey/.  

8 = eight = /eyt'/

Como este número termina em t, o natural para a maioria dos brasileiros seria falar /eytchy/, exatamente como a pronúncia correta de H.  Mas um t no final de uma sílaba em inglês é retido na boca.  Você começa a fazer o som, deixa o ar acumular atrás da língua, e depois segura o ar. Sai só um pouco desse ar, para diferenciar o 8 de H e A.

Para quem está acessando esta postagem por meio de shtyle.fm ou outro site:  Tem dezenas de postagens semelhantes a esta no meu blog georgeroberts.blogspot.com.  Sejam bem-vindos!

Nenhum comentário: