quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Verbling - Contato imediato com nativos

Verbling.com é um jeito fácil, divertido e gratuito de praticar inglês com um falante nativo ou fluente e ao mesmo tempo ajudar essa pessoa a praticar português ou outra língua que você domine.  Você entra e se cadastra, identificando as línguas que você fala bem e as que você está aprendendo e o programa  faz o resto.   Agora tem 9 línguas disponíveis e os responsáveis vão acrescentar mais no futuro.   

Entrei por meio de Google Chrome, e por algum motivo, quando quis começar a conversar,  Chrome quis instalar Flash Player e nada feito.  Google e Verbling estão trabalhando para sanar esse e outros problemas  com Chrone segundo o confundador do site, o sueco radicado nos Estados Unidos Mikael Bernstein. Mas mudei para Firefox e tive sucesso imediato.  Você vê  "Preparing" por alguns segundos e então autoriza o programa a usar seu microfone e webcam.  Nâo foi necessário configuar esses -  o programa foi direto e ativou.  

O site funciona um pouco como o chatroulette.com.  Você entra e o programa te coloca aleatoriamente em contato com pessoas com perfis que se encaixam com o seu.  Para testar o sistema, resolvi desenferrujar meu espanhol.  Depois de umas rápidas tentativas de contato,  fui conectado com um simpático espanhol do sul da Espanha que está tentando arrumar emprego numa base militar americana na região dele.  A qualidade do contato é parecida com a do Skype.  Uma das questões que o Google estava tentando resolver na semana passada foi um som "robôtico" que tornava a conversa impossível.   Eu estava conversando, como gosto de fazer, com alto-falantes e microfone, mas o site sugere fones de ouvido, que com certeza melhorariam a experiência.  Mesmo assim, consegui trocar idéias com meu interlocutor sem grandes problemas.  Imagino que o lado técnico vai passar por muitas melhoras ainda.  

Quando você conecta com alguém, você ouve uma campainha e vê a língua que é para usar no primeiro espaço de cinco minutos.  Passados cinco minutos, a outra língua é sinalizada.  Eu achava ótimo.  Desse jeito, todo mundo consegue ajudar e praticar em medidas iguais.  Mas nada impede que você ignore esse lembrete se quiser.  Se você gostou do contato e quer falar mais com ele, tem como colocar a pessoa na sua lista de amigos.    

Em resumo, Verbling é um excelente recurso para quem quer ter contato ilimitado e gratuito com pessoas que falam inglês ou outra língua estrangeira.  Super-recomendado.  


Nenhum comentário: