sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Letras mudas em inglês

Shhh
Studio album by Chumbawamba


Um fenômeno com o qual o aprendiz de inglês depara logo de início são letras que aparecem em palavras mas não se pronunciam.  Essa peculiaridade se deve à natureza etimológica do soletramento em inglês.   Por exemplo, o p mudo de psychology (e os y's também) nos lembra que esta palavra vem do grego e que em grego, a primeira letra é psi = ψ .  Em outros casos, mudanças na língua ao longo dos séculos fizeram com que certos sons ou desaparecessem ou se modificassem.  O k antes de n, em knock, knee e knit por exemplo,  sumiu do mapa, mas em outros contextos é bem vivinho, como se vê em kitchen e kill.   E tem letras que emudecem aleatoriamente:  Por quê o w em sword ou answer é mudo se está bem presente em swell, swollen, swear e uma série de outros exemplos?  Como sempre dizia um professor de linguistica meu,  é o gênio da língua operando, uma explicação um tanto capenga.

Vamos então à lista de palavras com letras que você vê mas não lê.  Tem várias boas listas dessas palavras na Internet.    Eis duas:  De Kenneth Beare: http://esl.about.com/od/speakingenglish/a/silent.htm.   E de Cuesta College:    http://academic.cuesta.edu/acasupp/AS/810.htm

A: aisle /ayl/ corredor, boat /bout/ barco.  Esses "a"s mudos aparecem em sequencias de duas letras que se pronnciam como um som.  
B: dumb /dəm/  burro ou mudo, plumber /plə mr/  encanador e lamb /læm/cordeiro são exemplos de b mudo no fim de uma sílaba depois de m.   Note que quando m e b fazem parte de sílabas separadas, isso não vale: number número /nəm br/.  Mas numb /nəm/ = dormente, number /nə  mr/, mais dormente.
C:  O c reforça o som de um k que vem logo depois,  kick /kik/ chutar, lucky ləki/ sortudo, ou reforça um s que vem antes: muscle /məsl/ músculo,  scene /siyn/ cena.
D: vai embora em handkerchief  /hæŋ kr chəf/ lenço e Wednesday quarta-feira /wenzdei/; Aquele segundo e desaparece também.
E: Já vimos neste blog que um e no final da palavra só não é mudo em palavras de uma sílaba como me e she e na palavra recipe /re si piy/ (receita, de bolo por exemplo). E quando sozinho forma uma sílaba, também desaparece quando não é enfatizada.  Interesting interessante = /in trəs ting/;  Wednesday.
G geralmente não se pronuncia antes de um n final:  sign /sayn/ placa, foreign /for ən/ estrangeiro, sovereign /sav rən/ soberano.  Mas isso muda quando acrescentamos alguma coisa depois de sign:  sign /sayn/ mas signal /sig nl/ significant /sig ni fi knt/.  Em palavras que começam com gn, o g fica mudo: gnaw /na/ - roer,  gnarled /narld/  torcido, nodoso.
GH - Esta dupla já foi pronunciada como um /h/ bem forte na Idade Média, mas agora é muda:  light luz  = /layt/, bought /bat/ comprou, comprado, caught /kat/ prendeu, preso, sought /sat/ procurou, procurado neighbor /neybr/ - vizinho.   Mas gh tem a pronuncia de /f/ em laugh /læf/ sorrir e laughter /læf tr/ riso.

H desaparece de ghost /goust/ fantasma, school /skul/ escola e chord /kord/ acorde.  H é pronunciado  no começo de umas palavras, mas não em outras.  Com as palavras honor /a nr/, hour /aur/ hora, honest /a nəst/, temos que usar an.  An honest man, an honor.  Mas na maioria de palavras começando com H se pronuncia esse H como um sopro de ar, e a gente usa a antes delas.  Home /houm/ lar a home,  hotel /hou tel/ hotel, a hotel.
K é mudo antes de N em knee /niy/ joelho, knit /nit/ tricotar, knead /niyd/ sovar e muitas outras palavras.
L é mudo em talk /tak/, walk /wak/, half /hæf/ would /wʊd/, should /shʊd/
M - mnemonics /nə ma niks/ mnemônico.  O m fica mudo. Esta é uma dos pouquíssimas palavras que começam com mn em inglês.
N - Mas no final de uma sílaba depois do m, é frequentemente o som de n que fica mudo.  Solemn /sa  ləm/ solene;  column /kal əm/.  Quando se acrescenta uma sílaba ao n final, o som do n ressuscita.  Autumn /adm/ mas autumnal /at əm nl/; hymn /him/ hino, hymnal /himnl/ hinário.
P vai embora no começo de palavras com psy e pneu.  Psychiatrist /say kay a trst/,  pneumatic /nu mæ dk/ - pneumático (adjetivo).  Um pneu = a tire.
S não se pronuncia antes de L em island /ay lnd/ ilha e aisle /ayl/ corredor.
T desaparece antes de -le em palavras como whistle /wisl/ assoviar e  castle /kæsl/ castelo.  É mudo em fasten /fæsn/ segurar, often /afn/ frequentemente e Christmas /kris məs/ Natal.
U é mudo entre g e e em guess /ges/ adivinhar, guest /gest/, convidado e guitar /gə tar/ violão, guitarra ou viola.
W é mudo antes de r:  wrist /rist/ pulso, wrap /rəp/ embrulhar, write /rayt/ escrever.  W também não se pronuncia em who /hu/, whose /huz/ e whom /hum/.   Sword /sord/ espada.  Answer / ænsr/ resposta.








Nenhum comentário: