sábado, 10 de novembro de 2012

Como se pronuncia o "A" de apple?

Apple


Quase ninguém faz essa pergunta.  As pessoas sabem que A no alfabeto inglês se pronuncia ey,  portanto apple é EYpl. Será que esse raciocínio está certo?

O a longo


Existem vogais longas e curtas em inglês.    As pronúncias das vogais longas são simplesmente os nomes dessas vogais no alfabeto inglês.  O  A longo é EY, em day, made, bait e lady.   Quando uma vogal segua outra, a primeira geralmente se pronuncia  como seu nome e a segunda é muda, como se vê em may e paid.   Tem algumas exceções a esta regra como said /sed/ e plaid /plaed/.  Uma  pronúncia longa também é usada com uma vogal, uma consoante só, e mais uma vogal.  A presença da segunda vogal torna a pronúncia da primeira vogal longa.  Em made, por exemplo, temos a primeira vogal, a, uma consoante, d, e mais uma vogal,  e.  Quando e termina uma sílaba, é mudo, de forma que a pronúncia de made é /meyd/ - bem diferente de português, onde vogal foi feita para pronunciar mesmo.  Resista a tentação!  Outras segundas vogais tornam a primeira vogal longa e se pronunciam, como y em  lady.  De novo, temos a vogal, a, mais a consoante, d, e uma vogal  y.  Resultado:  LEY diy.  É importante pronunciar esse y final para evitar confusão com outras palavras que não o tem.  lady - senhora, dama;  laid - deitado.

O a curto

O a curto  é o a em bad, cat, hat e matter. Fica entre as vogais é e ah.  Você pode escutar exemplos desse som aqui: http://www.learnamericanenglishonline.com/Pronunciation/short_a.html.  O a curto é pronunciado quando uma ou mais consoantes seguem a vogal: at, cattle, fast.

Existem muitos pares de palavras onde a presença de uma consoante ou uma vogal a mais faz toda a diferença:
tapped (a curto) taped (a longo)
rap (a curto) rape (a longo)
lad -menino (a curto) lady - senhora (a longo)
cat (a curto)  Kate (a longo)

E já chegamos à resposta a nossa pergunta:  Como apple tem uma vogal seguida de tres consoantes, não tem dúvida: o a é curto.  EY pl não procede.





Um comentário:

Unknown disse...

George.
I go try to resist not pronunce the vowel in brazilian format, right?!
Thanks a lot.