terça-feira, 27 de novembro de 2012

Plurais e presente: como pronunciar o s final



Superman Logo

The Superman "S" logo.

The Superman logo, also informally known as the S shield[1], is the iconic emblem for the fictional DC Comics


Plurais regulares em inglês e a forma do verbo que combina com he, she, it, Mary, the dog e John no presente terminam em -s e -es.  Infelizmente, não é só falar /s/ e acabou.  Na realidade, tem tres pronúncias desses -s e -es finais: /s/, /z/ e /ɪz/.  Para sabermos qual terminação a usar e por que, precisamos olhar a distinção sonoro x surdo e as consoantes sibilantes.

Sonoro vs. surdo

Vamos fazer uma experiência.  Faça o som /p/.  O ar se acumula atrás da sua boca fechada e é logo expulso numa espécie de estouro.  Você não usou sua voz para fazer este som.  Agora coloque os dentes superiores em cima do lábio inferior e sopre.  Saiu um /f/, não saiu?  A sua voz não foi necessária para fazer esses sons.  Os órgãos fonadores e o fluxo de ar deram conta do recado.  Esse tipo de consoante se chama uma consoante surda. Em inglês, são voiceless consonants.  O sufixo -less significa sem a primeira parte da palavra, neste caso voice, de forma que voiceless = sem voz.

Agora abra a boca como se um otorrinolaringologista fosse examinar suas amígdalas e fale aaaaaaa.  Sentiu a diferença?  Para fazer esta vogal, você precisou ligar a voz.  Toda vogal é a voz modelada pelos contornos da boca.

As consoantes sonoras e surdas se agrupam em pares.  A diferença entre uma e outra é a presença ou falta de voz na produção do som.  Tanto para /p/ quanto para /b/, precisamos acumular ar atrás da boca fechada e soprar mas se faz /p/ sem a voz, como já vimos, e fazemos /b/ com a voz ligada.  Essa distinção é importante porque é fonêmica, ou seja, faz uma diferença no significado.   Buy /bay/ = comprar.  Pie /pay/ = torta.  Bear /ber/ = urso; pear /per/ = pera.  A única diferença entre uma palavra e a outra é a presença ou falta de voz na consoante, mas o resultado é palavras totalmente diferentes.

Até que emfim, e obrigado pela paciência, chegamos ao que interessa.    Quando um substantivo, ou verbo no presente, termina num som sonoro, o  s que se segue tem a pronúncia de /z/.  Quando o substantivo ou verbo termina numa consoante surda, o s final se pronuncia como /s/ - s mesmo.   Cat termina em t, que é uma consoante surda.  Coloque a mão na garganta e verá que não tem vibração enquanto faz esse som. Portanto, cat acrescenta /s/no plural.    Tie /tay/ = gravata.  Como /ay/ é uma vogal (de fato um diftongo, ou duas vogais juntas), ties = /tayz/.  O s final é /z/.

Sibilantes

Sibilantes são consoantes chiadas, e podem ser sonoras ou surdas. Wikipédia explica que em inglês temos
as consoantes no começo das palavras inglesas sipzipshipchip, and Jeep, and a segunda consoante em vision. Os símbolos no Alfabeto Fonético Internacional para denotar os sons sibilantes nestas palavras são, respectivamente[s] [z] [ʃ] [tʃ] [dʒ] [ʒ]
Em português, esses sons são aqueles em sete, Zélia, chute, Tico-Tico, jota e o segundo g em garagem. Quando estas sibilantes vem no final de um substantivo ou verbo,  precisamos acrescentar -es.  Afinal de contas, se colocássemos uma sibilante após outra, o resultado seria uma balbúrdia terrível.  Essas sibilantes tem que ser separadas; senão, brigam.     Alguns exemplos com -es: watch (relógio de pulso): watches;  glass (vidro): glasses.  garage (garagem): garages.  Aqui  o e já existe mas no plural vira uma nova sílaba.

No fim da palavra (1) sonoro + /z/; (2) surdo + /s/; (3) sibilante + es /ɪz/.  


Agora vamos ver alguns plurais e verbos no presente comuns.  Qual é o som final?
a,boots, b.sweaters, c.runs, d.eats, e,plays, f.watches, g.galoshes, h.radios, i. fishes, j.goes, k.gloves, l.books, m.wishes, n. puffs, o)cares
Respostas: a)2, b)1, c)1, d)2, e)1, f)3, g)3, h)1, i)3, j)1, k)1, l)2, m)3, n)2, o)1

Se tiver uma dúvida, me escreva um comentário!






Nenhum comentário: