sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Soletrando! A pronúncia de 'gh"

O digrafo "gh" tem o som de /g/ no começo de uma sílaba, o som de /f/ no final de uma sílaba e é mudo antes de uma consoante e infrequentemente no final de uma sílaba. Quando o g vem no final de uma sílaba e o h no começo de outra numa palavra composta, as duas letra se pronunciam /g/ /h/.

No começo de uma sílaba
Em palavras como ghost, ghoul, ghee (uma palavra indiana: manteiga derretida para cozinhar), ghetto, aghast e Afghan, o "gh" é um /g/.

No final de uma sílaba
Aqui, o "gh" costuma ser mudo, como em thorough, although, through, borough, thigh, high, slough, bough; mas algumas poucas palavras, bem comuns por sinal, tem a pronúncia de/f/: rough, tough, laugh, enough, cough. Quando se adiciona algum sufixo, a pronúncia do "gh" não muda, como em roughly e thoroughly.

Na palavra hiccough = soluço, o "gh" tem o som de /p/. Também pode ser soletrada como hiccups.

Antes de um "t"
"Gh" é mudo em palavras onde aparece antes de um "t". Alguns exemplos mais comuns são thought, bought, caught, fight, fought, sight, light, fright, height e weight.

Na junção de palavras
Quando o "g" vem no final de uma palavra e o "h" no começo de outro, as duas letras mantém suas pronúncias normais. Alguns exemplos: bigheaded, bigmouth, foghorn, leghorn.



Nenhum comentário: