sábado, 10 de setembro de 2011

9-11

Acho que cada um de nós lembra onde estava e o que estava fazendo quando ficou sabendo dos atentados na terça-feira, dia 11 de setembro, 2011 = Nine eleven. Eram as 9 ou dez da manhã. Eu estava em casa e minha ex-esposa me ligou da Califórnia para me dar a notícia. Era muito difícil acreditar. Fui almoçar e no restaurante a TV só dava aqueles aviões derrubando as Torres Gémeas = the Twin Towers ou World Trade Center. Tinha medo de que só fosse o começo. Onde isso ia parar? Portland, minha cidade, por acaso?

No dia seguinte, uma simpática repórter do canal dois veio para ouvir a reação de um americano local aos acontecimentos - fiquei mundialmente famoso em Goiânia por 15 segundos. Eu me lembro que mencionei um nome até lá pouco conhecido: Osama bin Laden. Achava-se que era ele o responsável pelo desastre, disse.

Passados dez anos, eu e muitos outros temos nossas dúvidas. Apareceram muitos indícios de que aquele atentado não era a obra de uns árabes com cortadores de papelão que supostamente conseguiram não só burlar a defesa mais forte do mundo e derrubar o símbolo do capitalismo americano, as Torres, mas também atingiram o Pentágono (the PEN ta gon), sede da secretaria da defesa nacional e símbolo do poderio militar americano. A mídia padrão americana não tem tempo para o que qualifica de conspiracy theories, apesar dos fatos inconvenientes que vieram à tona nesse período e a destruição de evidências por parte das autoridades. A mídia brasileira faz eco dessa atitude, que é um ótimo motivo para você aprimorar seu inglês lendo mais sobre este caso na mídia alternativa. Por sua vez, os conspiracy theorists ou conspiracistas preferem se chamar de truthers, ou partidários da verdade.

Os truthers acham que várias evidências são the smoking gun ou arma fumegante = uma prova cabal de que a teoria oficial é falsa. Os truthers dizem que 911 was a false flag operation = uma operação pelo qual os responsáveis culpam outros, ou que era an inside job = um crime interno cometido pelo próprio governo americano. Quem tenta refutar ou debunk esse argumentos são os debunkers, e há muitos sites desse tipo. Alguns são disinfo sites = sites de desinformação que tentam desvirtuar os fatos. Há milhares de sites e centenas de livros sobre 911: é um caso complicadíssimo. Mas para mim, há pelo menos três fatos que derrubam a versão oficialista dos acontecimentos:

1. Building 7 = o Prédio 7. As duas torres foram pelo menos atingidas por dois aviões, mas Building 7 não foi atingido - caiu diretamente no chão na sua pegada - in its own footprint, exatamento como se tivesse acontecido uma demolição controlada.

2. Nos escombros se encontrou vestígios de um explosivo, nano-thermite, que teria enfraquecido o aço dos pilares e possibilitado uma demolição dos prédios. Só o governo, especificamente as forças armadas, tem acesso a este material. Não é um explosivo comum.

3. The dancing Israelis = Os israelenses que dançavam. Agentes do serviço de inteligência israelense Mossad disfarçados como trabalhadores de uma empresa de mudanças foram encontrados festejando e filmando os acontecimentos. Um deles declarou para um policial: We are not your problem. The Arabs are your problem. Nós não somos seu problema. Os árabes são seu problema. Depois dos eventos, o primeiro-ministro israelense Bibi Netanyahu declarou numa entrevista que o desastre foi "bom para Israel."

Não sabemos ao certo quem fez o 911. Um bom ponto de partida para quem gostaria de investigar esse assunto é o site http://www.whatreallyhappened.com/. Neste final de semana, WHR está cheio de flashbacks sobre o caso, resumos dos fatos mais pertinentes e comentários. Uma lista de artigos por tema se encontra aqui:
http://whatreallyhappened.com/WRHARTICLES/wrh_9-11_index.php.

Um comentário:

Net Satelite disse...

Congratulations, Prof. Roberts! Your whole didactic material is really amazing! The texts are nice to read and full of practical informations. For us who know American English and Portuguese language, we consider your blog a blessing from Almighty God! Go on working! This link is a homage to your large teaching experience:
http://www.proyectoidiomasenamericadelsur.us/george_roberts.html
Professor Nielsen, a hispanic-american Christian Missionary, Director of Proyecto Idiomas En America Del Sur, an American Language Project begun in 2005 in North America that deals with American English, Spanish, Italian and Portuguese Courses, besides 7 Computer Courses in South America.