quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Quem é TED?

Ted é geralmente um apelido usado para Theodores (como o presidente Theodore "Teddy" Roosevelt e ocasionalimente, para Edward s(como o senador Edward "Ted" Kennedy e o ex-primeiro ministro britânico Edward "Ted" Heath). Este TED é diferente. TED não é um apelido mas uma sigla que representa Technology Entertainment Design e é uma série de conferências que virou um acervo enorme de palestras na Internet. Também é um site: http://www.ted.com/. Como conta o site do congênere brasileiro http://www.tedxsaopaulo.com.br/:

O TED surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Apesar dos mil lugares na platéia, as inscrições esgotam-se um ano antes. Cerca de 500 das palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países. A cada ano a organização elege um pensador de destaque e repassa a ele 100 mil dólares para que ele possa realizar “Um Desejo que Vai Mudar o Mundo”. Com essas 4 ações, TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx a organização pretende transformar seu mote “ideias que merecem ser espalhadas” cada vez mais em realidade. “Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”, dizem os organizadores do TED. Nós também. E você?

Bom, também acredito. E também acredito no poder desse acervo tremendo de vídeos com transcrições e legendas para transformar seu aprendizado de inglês. O conteúdo é inovador e a apresentação é dinâmica (de qualquer jeito não dá tempo para você se aborrecer). Com TED, você não está simplesmente trabalhando seu inglês - você está se expondo a idéias que vale a pena conhecer.


Com tantas escolhas é difícil saber onde começar. Uma possibilidade seria olhar as palestras mais populares:
http://blog.ted.com/2011/06/27/the-20-most-watched-tedtalks-so-far.
Outra seria usar uma planilha para escolher o que te parece interessante:
https://spreadsheets.google.com/pub?key=pjGlYH-8AK8ffDa6o2bYlXg


O próprio site http://www.ted.com/. também oferece muitas sugestões por tema e adjetivo (as mais interessantes, divertidos, fascinantes, etc). Se você gostaria de ver palestras com legendas em português, aqui estão:

http://www.ted.com/translate/languages/por_br.



E como usar estas palestras para afiar seu inglês? Eu recomendo que num primeiro momento, você tente entender a palestra sem olhar a transcrição ou legendas. Depois, dê uma olhada na transcrição, colocando-a em lingro.org para procurar os significados de palavras que você não entende e não consegue adivinhar. Depois, se tiver tempo, habilite as legendas e assista enquanto as legendas passam. Como o falante de inglês emenda, muda e omite sílabas quando fala, este passo é importante para você entender a relação entre o texto escrito e o que sai da boca de quem fala. Finalmente, assista o texto de novo sem as legendas. Você vai se maravilhar com o tanto que você entende agora, o que vai te motivar bastante. É bom variar sua abordagem para ver o que funciona melhor para você.












Nenhum comentário: