terça-feira, 13 de setembro de 2011

Fluente em três meses - é possível sim

O poliglota irlandês Benny Lewis está levando a vida que pediu a Deus. De três em três meses, mais ou menos, ele embarca num vôo (econômico - consegue excelentes descontos), chega num novo país onde ele conhece quase ninguém e começa logo a falar mais uma língua estrangeira. A meta dele? Alcançar fluência em (03) três meses, sem professor e praticamente de graça. Uma meta desse tamanho pode parecer um absurdo. Afinal de contas, muita gente gasta uma grana preta com escolas de línguas com resultados pífios. Benny não só consegue, mas se diverte à beça, dançando, cantando na língua-alvo, frequentando festas e se colocando nas mais variadas situações.

Uma língua estrangeira em três meses - você duvida? (Estou parecendo um comercial.) Aqui está a prova: Benny falando oito linguas:
http://www.fluentin3months.com/language-hacking-guide/


Ele já estudou línguas tão díspares como tagalog, tailandês, tcheco, húngaro, a Língua Americana de Sinais (American Sign Language) e alemão e agora está tentando dominar Klingon - a língua do Mr. Spock em Star Trek. Como vai participar de um congresso de fãs do programa mais pela frente, talvez ele possa trocar algumas palavras na língua com Leonard Nimoy.

Basicamente, o método dele é falar apenas a língua-alvo desde o primeiro dia da sua estada em Budapeste, Berlim ou Bangcoque. Ele estuda gramática, mas só o necessário, sem complexos. Foge de anglófonos como o diabo da cruz. Enquanto voa paro o próximo destino, ele emprega uma técnica tão óbvia como genial: ele decora um bom livro de frases, de preferência com CD ou dicas de pronúncia, para dar o pontapé inicial à sua experiência. Confisso que já comprei vários desses livros, mas nunca sabia realmente o que fazer com eles.

O site do Benny, http://www.fluentin3months.com/, conta agora com um fórum onde você pode encontrar aquele americano ou neo-zelandês aprendendo português que quer trocar o inglês dele por seu português num "intercâmbio linguistico" pelo Skype, por exemplo. E se quiser todas as dicas mais entrevistas com alguns dos superheróis do mundo poliglota num recurso só, está disponível o Language Hacking Guide do Benny, um e-book que você pode baixar por um preço módico.

Se você quer ser um turista linguístico, ou simplesmente quer tornar seu inglês mais comunicativo, Fluent in 3 Months vai te mostrar o caminho das pedras.



:

Um comentário:

Unknown disse...

Klingon, a lingua de Mr. Spok? Spok é vulcano, não klingon.