domingo, 4 de setembro de 2011

Dia do Trabalho à americana

You can find an English version of this post at http://georgeroberts.blogspot.com/2011/09/happy-labor-day-american-style.html

Muitas pessoas devem achar estranho o fato de que o Dia do Trabalho (Labor Day) nos Estados Unidos não é o primeiro de maio, comemorado como o Dia Internacional do Trabalho no mundo inteiro, mas a primeira segunda-feira de setembro. Devem estranhar ainda mais o fato de que o evento que deu origem ao Dia Internacional, o Masacre da Haymarket, aconteceu justamente nos Estados Unidos, em Chicago, em 1886. Por que os americanos não comemoram essa data como o resto do mundo?

Segundo Labor Day - Wikipedia (dica: leia o original e use esta tradução como apóio) :

O primeiro grande Dia do Trabalho foi observado nos Estados Unidos no dia 05 de setembro de 1882, pelo Central Sindical dos Trabalhadores de Nova York. [1] Tornou-se um feriado federal em 1894, quando, após a morte de vários trabalhadores às mãos de militares e policiais federais americanos durante a greve Pullman, o presidente Grover Cleveland reconciliou-se com o movimento operário. Temendo novos conflitos, o Congresso aprovou, às pressas e por unanimidade, o projeto-lei estabelecendo o Dia do Trabalho como feriado nacional, e a lei foi promulgada apenas seis dias após o fim da greve. [2] A data, em setembro, originalmente escolhida pelo CST de Nova York e observada por muitos dos sindicatos de comerciários do país nos anos anteriores, foi selecionada em vez do Dia Internacional dos Trabalhadores porque Cleveland estava preocupado com a possibilidade de que a observância deste último pudesse atiçar as emoções negativas ligadas ao Caso Haymarket, que o Dia Internacional de Trabalho tinha sido criado para comemorar. [3 ] Todos os estados dos EUA, o Distrito de Columbia, e os territórios fizeram do Dia de Trabalho um feriado estatutário.

Muito mais do que um feriado da classe operária, Labor Day marca o fim do verão. É o fim das longas férias escolares, talvez o último churrasco (barbeque) da estação, aquele último fim de semana na praia, e o começo do ano letivo, que diferentemente do Brasil, começa em setembro. Este feriado, como vários outros feriados americanos, sempre cai numa segunda, portanto o Labor Day Weekend é sempre um feriadão.

E as comemorações? Neste ano de 2011, o operário americano tem bem pouco a comemorar. Os sindicatos são mais fracos do que nunca, a taxa de desemprego, incluindo os desempregados de longo prazo, os trabalhadores temporários e em tempo parcial que querem um posto de trabalho em tempo integral mas não conseguem e os "desencorajados" que deixaram de procurar uma colocação, beira os 23% segundo o economista dr. Paul Craig Roberts
http://www.prisonplanet.com/labor-day-should-be-renamed-corporation-day-or-war-day.html. Happy Labor Day! nestas condições seria quase uma ofensa.

Nenhum comentário: