quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A discussion about discussions





Tem várias maneiras de falar sobre um determinado tema.  Podemos trocar idéias de um jeito pacifico, tentar convencer a outra pessoa ou ofender e ser ofendido.  Na hora de descrever o que está acontecendo, é importante evitar um falso cognato perigoso:  discutir nem sempre é discuss.  Vamos ver por que.  

To discuss.  Conversar calmamente sobre um tema.  They discussed the weather. 

Discussão pode ser uma conversa calma ou uma briga.  Em inglês, no entanto, a discussion é uma conversa mais objetiva, sem troca de farpas.  Uma discussão interessante sobre a filosofia grega seguiu a palestra.  An interesting discussion about Greek philosophy followed the talk.  O verbo que corresponde a discussion  é discuss.  Discutimos a data de entrega do produto.  We discussed the products delivery date.  Isso quer dizer que trocamos idéias sobre a data de entrega mas não brigamos.  Ninguém estava ofendendo ninguém.   

To argue. Disputar.  An argument.  They argued about money.  

Em se tratando de uma briga por meio de palavras, as formas a escolher são argue- discutir e argument -  discussãoMary e seu marido estão tendo mais uma discussão neste momento. Mary and her husband are having another argument right now. Como sempre, estão discutindo por causa de dinheiro.  As always, they’re arguing about money.  Quando argue = disputar, é geralmente seguido de about sobre.  

To argue.  Argumentar.  He argued that this was a good idea.

Argue tem outro significado em inglês também – argumentar, utilizar a lógica e os fatos para convencer alguém;  argument pode também ser argumento.   Ele argumentou em favor de um corte de despesas.  He argued in favor of a cut in expenses.  O argumento dela foi convincente.  Her argument was convincing.  

We can talk about it, but we can't discuss about it.  

Discuss não leva a preposição about – sobre.  Sobre já esta incluído no significado de discuss.  *We discussed about politics. CORRECT – We discussed politics.  O que vocês discutiram? Discutimos a economia. What did you discuss?  We discussed the economy.  Agora discuss tem um sinônimo, que é talk about.  Aqui about é indispensável.  O que vocês discutiram? Discutimos a economia.  What did you talk about?  We talked about the economy.

Nenhum comentário: