sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A letra H e como pronunciá-la




A pronúncia da oitava letra do alfabeto inglês, H, varia muito.  Vamos ver as possibilidades.

H no começo de uma palavra ou sílaba

/h/
/h/ é a pronúncia normal de H no começo de uma sílaba.  Este som é um simples sopro de ar que vem do diafragma.  É o som de hat, house, horse, horrible e heavy.   Quando você exala você está pronuciando /h/.   Para muitos brasileiros, um r inicial tem o som de /h/: ra /ha/, re /he/, ri /hiy/, ro /ho/ ru /hu/.  O som de R em inglês, transcrito como /ɹ/, é sempre feito com a ponta da língua levantada um pouco e a boca um pouco arredondada, um pouco como um "r" caipira no Brasil.

H mudo no começo de uma sílaba: hour, honor, heir, herb.
Existem palavras onde o h se escreve mas não se pronuncia, mas são bem poucas.  Várias delas começam com hon - : honest honesto honor honra e palavras derivadas como honestly honestamente, dishonest desonesto, honorable honrado, honored premiado, hour/hourly hora/de hora em hora, homage homenagem heir e heiress herdeiro e herdeira e herb erva.  O H em vehicle veículo também é mudo.  Quando o h inicial é mudo, se usa an em vez de a antes da palavra, porque o primeiro som da palavra é uma vogal.  A horse, a hit, a happy man MAS an hour, an herb, an honorable man.

Quando um H inicia uma palavra  como have, has, had, his, her, him ou he, que não costuma ser enfatizada, esse H tende a desaparecer.   He has given him his test.  Não é obrigatório, mas é bem normal falar esta frase deste jeito:  /iy (ə)z ´gi vən əm ɪz 'test/ .  Os h's de he, has, him e his foram embora, o que torna mais fácil e rápida a articulação da frase.

H depois de uma vogal no final de uma sílaba é mudo.  Ah, oh, poohbah.
Esta lista é curta também e inclui palavras como ah, ohm, dahlia, cheetah e pooh-pooh.

Digrafos com H: ch, gh, ph, sh, th e wh.  

Como explica Wikipédia,
palavra dígrafo é formada pelos elementos gregos di, "dois", e grafo, "escrever". O dígrafo ocorre quando duas letras são usadas para representar um único fonema. Também se pode usar a palavra digrama (di, "dois"; grama, "letra") para descrever essas ocorrências. Isto posto, não se pode dizer que há encontro consonantal nos dígrafos consonantais, pois as letras presentes neles representam apenas uma consoante. 
As combinações ch, gh, ph, sh, th e wh são digrafos porque essas sequências de duas letras representam um som só.  Mas como veremos,  alguns deles tem mais de uma pronúncia conforme o contexto no qual aparecem.

Ch = /tʃ/ 
Este é o som em church, rich, China, Richard, Chuck e children.  Se faz o /t/ e ao mesmo tempo o /ʃ/  em ship, she, English, sheet.

Ch = /k/
Em algumas outras palavras, o ch tem o som de /k/:  Christopher, Christmas, character, ache, chemical, chord, choir, e cholera.  Muitas delas são de origem grega ou latina.

Gh = /f/
Gh = /f/ em rough, enough, cough, laughter, tough e mais algumas palavras.

Gh = mudo
Na maioria dos casos, no entanto, o gh é mudo.  Alguns exemplos são daughter, night, bright, light, caught, neighbor, through, thought.

Ph = /f/
As palavras com esse digrafo são frequentemente de origem grega: telephone, phonetics,  physics, graphical, geography, Philip.    Uma exceção aparente é haphazard /hæp 'hæ zərd/.  No entanto, o "p" + o "h" aqui não são um digrafo como Ph em Philip, mas uma sequência de /p/ e /h/.

Sh = /ʃ/
O sh tem o mesmo som que ch em chão, achei e chorar.  Ash, show, cash, Oshkosh, shock.

Th tem dois sons, com a voz ligada e sem.

Th = /θ/
Este é o som sem voz ou surdo.  É o som em think, thanks, theory, breath, width e sixth.  Para fazer o /θ/, coloque a ponta da língua entre os dentes e sopre sem vibrar as cordas vocais.
 
Th = /ð/
Este é o som que aparece em this, that, there, their, therefore e breathe.  Coloque a ponta da língua entre os dentes como você fez para fazer o /θ/ e deixe-a aí enquanto você vibra suas cordas vocais.  Estes sons de the não são /d/, /z/, /s/, /f/ ou /v/.  Os son th não existem em português e muitas outras línguas. O único jeito de fazê-los corretamente é com a ponta da língua entre os dentes.  There is no other way. 

Wh - /hw/ ou /h/
Wh é um /h/ seguido rapidamente por um /w/.  What /hwət/,  which /hwɪtʃ/, where /hwer/.  Em who, whom e whose, porém, só se pronuncia o /h/: /huw/, /huwm/ e /huwz/.













 

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, sou aluna de letras Inglês e gostei muito do seu sobre:
"A letra H e como pronunciá-la"

gostaria de saber quais foram as fontes, a bibliografia usada para a confecção do mesmo.

se puder me responder meu e-mail é:
janecorrea_mg@hotmail.com


Thanks!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.