quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Cafés não especializados em café



The second location of Starbucks in Seattle was opened in 1977.


Quem visita os Estados Unidos e procura um lugar para tomar café vai ter algum trabalho.  Vários estabelecimentos contém coffee ou café nos seus nomes mas nem sempre o café é o ítem mais importante no cardápio (menu).

Cafeteria

Você pensaria que a especialidade da casa de uma cafeteria seria café.  Ledo engano.  Bom, serve café, mas para acompanhar uma refeição.  Segundo Wikipédia,
Durante a Exposição Mundial Columbiana em Chicago em 1893, um empreendedor chamado John Kruger construiu uma versão americana dos smörgåsbords que ele tinha encontrando durante uma viagem a Suécia.  Enfatizando a simplicidade e a leveza da comida, ele o chamou de "Cafeteria", uma palavra espanhola.  Essa exposição atraiu mais de 27 milhões de visitantes (a metade da população americana na época) em seis meses, e foi por meio da empresa do Kruger que os americanos incialmente ouviram o termo e vivenciaram o formato self-service de restaurante.  
Resumindo:  Cafeteria foi  originalmente o nome de um restaurante, não um tipo de restaurante, e a inspiração não era espanhola - era sueca.

Tipicamente você entra no restaurante, pega uma bandeja e vai pegando pratos já feitos ou pede para o atendente colocar essa ou aquela comida no prato.  Alternativamente, há pontos para saladas, massas, tacos, e bebidas onde o cliente pode pegar o que quer sem o sistema de fila.  Às vezes se pega um copo vazio e se serve refrigerantes com refill de graça.  O sistema por kilo tão usado no Brasil existe nos Estados Unidos mas é raro.   Um food court, ou praçã de alimentação, é uma espécie de cafeteria.

A pronúncia de cafeteria também não tem nada a ver com o modelo espanhol  A ênfase cai na antepenúltima silaba:  kaef a TI ri a.

Café ou coffee shop

Se existe um lugar que deve estar especializado em café, seria um café ou coffee shop, não é?  Não nos Estados Unidos.  Segundo Wikipedia de novo,
 Um café ou coffee shop é um restaurante com mesas atendidas por garçons e balcões.  Oferece um cardápio amplo durante o dia todo.  São especialmente receptivos a famílias e fornecem cardápios especiais para crianças.
No sul da Califórnia, o melhor café, coffee shop, ou family restaurant é Norm's.  Para mim, é o exemplo a ser seguido.  Atendimento rápido e atencioso, uma variedade estonteante de comida típica americana, mesas e cadeiras, e preços comparáveis com fast food.    Aqui está o site deles para mostrar como é esse tipo de restaurante:  http://www.normsrestaurants.com/index.html

Claro, você pode tomar café num café.  Normalmente se serve aquele café ralo que os brasileiros desprezam como chafé.  Mas como o nosso café é mais fraco,  muita gente o toma junto com a refeição em vez de água ou refrigerante.  E em muitos lugares, você recebe refills ilimitados. Conversa vai, conversa vem, você toma seu café e como mágica, aparece a garçonete para encher sua xícara de novo.

Café pode ser soletrado com o sem ´.  Como inglês não tem diacríticas, a marca tende a desaparecer.

Coffee house, expresso bar, coffee bar, ou... coffee shop    


Agora chegamos ao lugar para quem curte café de verdade, hot, black and sweet (quente, preto, e doce).  De longe a rede de coffee houses mais conhecida do mundo, Starbuck's é uma empresa bilionária sediada em Seattle, USA, mas tem muitos concorrentes.  Quem anda dizendo que não tem como tomar um café decente nos Estados Unidos está muito desatualizado. Quem procura chafé sempre acha, mas  tem coffee houses com espressos de todas as procedências  em cada esquina, e em cidades loucas por cafe como Portland e Seattle é muito comum ver as pessoas andando na rua e tomando café de um copo isopor ao mesmo tempo.  A terminologia nestes establecimentos é italiana:  quem faz o café é um barista,  tem macchiato, venti, grandi, doppio, etc etc.

E agora.  Vai um cafezinho?
 


Nenhum comentário: