sábado, 1 de dezembro de 2012

Melhore seu sotaque AGORA!



Esta postagem apareceu pela primeira vez em novembro, 2008.

Você quer melhorar seu sotaque em inglês? Aqui estão algumas dicas que podem fazer uma diferença imediata.
1) /r/ é feito com a ponta da língua apontando para o céu da boca. Isso vale para o começo, meio e fim da palavra.
2) Cuidado com /r/ e /h/! Aquele r soprado de rainha e régua é representado por um h em inglês.
3. o "th" é um som que não existe em português, nem na maioria das línguas. Gente do mundo inteiro tem problemas com este som. Coloque a ponta da língua entre os dentes e sopre. Isso produz um th sem voz, o som de think ou thought. O outro th é feito do mesmo jeito mas com a "voz ligada". Este é o som em this, that, these those.Estes sons não são /f/, /v/ nem /d/ e muito menos /tch/.
4. O "ed" do passado tem três pronúncias, mas se pronuncia o "e" apenas quando o verbo regular termina em -t ou -d, uma coisa relativamente rara. Played = playd, walk = walkt, mas repeated = repeat id.
5. O consonante no final de uma sílaba ou de uma palavra praticamente não se pronuncia. Por exemplo, "night" /nayt/ tem aquele "t" no final, mas você coloca a língua atrás dos dentes e --- segura, peão! Deixe só um pouquinho de ar escapar.
6) A prática consistente do 5) ajuda a evitar outro grande componente do sotaque brasileiro: a palatização. Por exemplo "felicidade" tem aquele som /dji/ no final. Isso não existe em inglês. Ruth em inglês termina em th sem voz, e não é /hutchi/!
7) Tente juntar os sons. Quem fala ca-da sí-la-ba so-a co-mo um ro- bô. De fato, em Hollywood, a instrução para robô falar é pronunciar cla-ra-men-te ca-da sí-lá-ba. Não caia nesta armadilha. Quando mais seu inglês fluir, melhor. I don´t know soa, numa boca anglófona, alguma coisa como /AIdanou/ e é muito mais compreensível para quem fala inglês do que /ay dountchi kanO/. Parece um contrasenso, mas aí está.
8. Uma pergunta com a resposta sim ou não sobe no final, uma pergunta começando com uma palavra wh (who, why, when, etc) sobe na última sílaba emfatizada, e depois desce. Uma afirmaçao faz o mesmo: sobe até a última sílaba emfatizada, e depois desce.
9) Fique acostumado a palavras acentuadas bem no começo. Por exemplo, é SU per mar kt e não su per MAR let; é HAM bur ger e não ham BUR ger. Tem muitas palavras assim.
10. Não se esqueça que uma frase em inglês tem um ritmo regular, quase metronômico. E nem todas as sílabas foram criadas iguais. Muitas sílabas não enfatizadas deixam de existir, ou o som do vogal muda, ou se assimilam aos sons ao redor.

Vamos voltar a esses pontos no futuro. Mas mesmo do jeito que estão, estas dicas podem melhorar considerávelmente se sotaque. Faça a experiência!

Nenhum comentário: