sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Entrei de férias: e o inglês?

Chegou ao final de mais um semestre,você disse Merry Christmas e Happy New Year para o professor e os outros alunos, e agora, é só aguardar a volta às aulas.  Tempo para descansar, pegar uma praia, confraternizar.  E o inglês?  Vai tirar férias do inglês também?  Hoje em dia, não tem a mínima necessidade.  Vamos explorar alguns sites onde você vai aprimorar sua compreensão oral, leitura e fala.  Quem sabe, quando você voltar ás aulas, vai ter que pular um nível de tão afinado que ficou!  

Input compreensível.

Para aprender uma língua estrangeira segundo o conceito do linguista aplicado e pesquisador Stephen Krashen, você precisa se expor a  input compreensível, de preferência um pouco além do seu nível atual de competência, para ir-se aproximando ao nível do falante nativo da língua.  Para chegar no nível que você almeja, que talvez nem seja uma fluência nativa, precisa de tempo.  Aulas de inglês com um(a) professor(a) qualificado(a) podem encurtir esse processe e te dar direção, mas a maior parte do esforço vai ter que partir de você e é você que vai ter que tomar responsabilidade pessoal pelo seu aprendizado.   Num estudo feito várias décadas atrás, o Foreign Language Institute do Itamaraty americano chegou à conclusão que para aprender uma língua estrangeira "fácil" (e em comparação com húngaro, tailandês, ou vietnamita, inglês é facinho, a piece of cake, não é?) você ia precisar de 1000 até 1500 horas de contato ativo com a língua.  Façamos os cálculos: Digamos que você estuda 3 horas por semana x 40 semanas por ano = 120 horas.  Ou seja, dependendo totalmente da sua escola e do professor, você vai demora uns bons dez anos para chegar àquele nível desejável, sem levar em conta a questão da aula ser ativa ou passiva para o aluno.

Não precisa ser assim.  Se você dedicar uns míseros quinze minutos por dia ao uso ativo de inglês, esse quadro desesperador começa a mudar de figura.  Acrescentou mais 90 horas ao total.   Meia hora por dia, perfeitamente factível, acrescenta mais 90 horas por ano.  E se dedicando só uma hora por dia, você fica 365 horas (366 num bissexto = leap year) mais perto da meta.  E isso não é  penoso de jeito nenhum nos sites que vou relatar aqui.   Comece com 15 minutos por dia, se deixe empolgar e vá aumentando o tempo investido conforme suas metas.   Pelo menos dê uma olhada nestes sites para encontrar aqueles que tem mais a ver com você e tente estabelecer uma pequena rotina, aproveitando aqueles espaços de tempo entre uma coisa e outra que geralmente não são aproveitados.

Vamos aos sites:

BBC Learning English


Este site tem tudo, aulas em vídeo e aúdio, programas adaptados da produção de altíssima qualidade da BBC Londres, vocabulário, inglês para negócios e turismo, expressões idiomáticas, fóruns e blogs para alunos e professores.  Um site indispensável para quem leva seu aprendizado a serio.
www.bbclearningenglish.com

ESL Pod


ESL é inglês como segunda língua e Pod vem de podcast.  Dr. Jeff McQuillan e dra. Lucy Tse já gravaram mais de 800 diálogos sobre os mais variados temas relacionados com o dia-a-dia nos Estados Unidos.  As apresentações e explicações são compreensiveis e bem humoradas. Quem acessa regularmente nota uma evolução rápida e sensível no seu inglês a julgar pelos depoimentos de usuários do site.  E como é podcast, você pode baixar os programas e ouvir onde e quando quiser.  Uma opção paga mais do que vale o custo quase simbólico.
www.eslpod.com

VOA Learning English



Os textos são interessantes, variados, e tem um acervo enorme de material.  O vocabulário restrito às palavras mais frequentes e a leitura pausada e clara facilitam a compreensão. Krashen aprovaria. Ouça algumas vezes, leia o texto utilizando o dicionário clicável do site e no final do processo ouça de novo sem o texto. Funciona! Tem textos e audios para todos os gostos
learningenglish.voanews.com


Lyrics Training



A música pode ser uma poderosa aliada no processo de aprendizagem.  Escute, preencha os espaços,  e aprenda inglês brincando!  Tem até uma opção karaokê para os mais ousados.  Tem vários níveis de dificuldade.   Mas precisa de Sinatra, Tony Bennett, Nat King Cole ...

www.lyricstraining.com.


English Central

Muitos vídeos curtos com legendas onde você pode clicar para ouvir a pronúncia e ler uma definição simples de uma palavra desconhecida.
www.englishcentral.com

Elllo



Sim, a palavra tem três l's seguidos. Conversações informais em audio e vídeo entre pessoas de várias nacionalidades com transcrições e explicações de vocabulário importante.
www.elllo.org


Phrasemix




Todos os dias, o dono do site, Aaron, explica uma nova frase e seu contexto social e cultural.
www.phrasemix.com

Italki


Se você quer arrumar um parceiro de conversação que esteja aprendendo português disposto a te ajudar a melhorar seu inglês, este é o lugar.
www.italki.com

TED



Pequenas palestras fascinantes com uma riqueza de recursos audio-visuais, transcrição, legendas e frequentemente texto e/ou legendas em português.  Vale a pena se esforçar no ingles para acompanhar as idéias inovadoras que vai encontrar aqui.
www.ted.com

Lingro




Se você adora ler mas detesta parar para procurar novas palavras no dicionário, este recurso torna o processo muito mais rápido e te ajuda a melhorar seu vocabulário de uma forma sistemática.  Vocè clica na palavra desconhecida e o programa guarda os artigos lidos e as frases onde as novas palavras apareceram para revisão posterior.
www.lingro.com


Fluent in 3 Months



O Benny Lewis aprende uma língua nova do zero de três em três meses, e é possível, sim.  O segredo? Falar desde o primeiro dia, não ter medo de errar e claro, e se dedicar muitas horas por dia. Como ele sempre frisa, não tem nada de sobrehumano nisso - qualquer um pode: é só querer.    A partir de janeiro, Benny vai aprimorar o árabe dele no Egito.
www.fluentin3months.com

Estes sites serão excelentes companheiros nessas férias!











Nenhum comentário: