terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Endereços nos Estados Unidos



Aqui no Brasil, é comum um endereço conter a quadra, o lote, talvez um número também, nome da rua que talvez não seja o nome que as pessoas realmente usam,  o nome do prédio e um setor.  Um endereço americano é diferente.  A quadra e lote constam na escritura da propriedade, mas não no endereço propriamente dito.  Cidades americanas tem bairros e vizinhanças, mas eles não aparecem no endereço,  Em vez disso, a cidade divide-se em quatro pedaços que vem discriminados no endereço.   Mas como o CEP brasileiro, o zip code americano é totalmente numérico, diferente do sistema misto de letras e algarismos que se encontra no Canadá e na Grã Bretanha por exemplo.

Frequentemente um presidente ou  ou uma figura da história local é lembrada no nome de uma rua, e normalmente é preciso morrer para receber essa homenagem.

Números

5670 SE. Smith Ave.  é nosso endereço hipotético.  Quando o número tem três, quatro ou até cinco dígitos (como se vê no sul da Califórnia, que tem avenidas que não acabam mais), o número se divide.
No nosso caso,  5670 = 56/70 = fifty-six SE venty.  Um número como 521 vira 5/21 = five twenty ONE.  Quando tem um zero no meio, é pronunciado como a letra O = oh.  507 = 5/07 = five oh seven.  E aquele número sul-californiano de cinco dígitos? 37068 = 3/70/68 = three seventy sixty eight.

Quadrantes: NE, NW, SE, SW

Em vez de se usar nomes de bairros num endereço,  o sistema americano divide uma cidade em quatro quadrantes: nordeste = northeast, abreviado NE; noroeste = northwest = NW; sudeste = southeast = SE;    e sudoeste = southwest = SW.  Os eixos nesta divisão são ruas que cortam a cidade ou vão para fora da cidade.  Uma delas sera leste e oeste east and west, abreviados E e W;  a outra terá norte = north = N e sul = south = S.    A nossa casa em Smith Ave.  fica no quadrante sudeste. Nova Iórque, com seu sistema ortogonal, usa N, S, E, e W sem quadrantes: 341 W 36th St.   Certas cidades, especialmente cidadezinhas pequenas, não usam o sistema de quadrantes.
Um sistema alternativo coloca o quadrante no final do endereço.  5670 SE Smith Street poderia muito bem ser 5670 Smith Ave., SE noutra cidade.

Nomes de ruas


Ruas podem ter qualquer nome, e alguns desses nomes são no mínimo bobinhos.  Por vários anos, o endereço do meu primo foi 367 Easy Street.   He's living on easy street = He's got it made =  Ele tem a vida feita, o que não era o caso.  As vezes os nomes rimam, criando um efeito desagradável. Perto de uma universidade onde eu estudava na Arizona  ficava Mary Jane Lane.    No sudoeste dos Estados Unidos, tem nomes num espanhol que soa exótico mas carece de significado.  Avenida De Los Niños (Quais meninos?) Arriba Linda (Arriba, Linda!) e Mira Verde são nomes de ruas na cidade de Laguna Niguel, Califórnia.   Também existem nomes  como Constellation Court,  tão compridos que não cabem numa caixa de correio.

Segundo Wikipedia, os nomes mais comuns para ruas nos Estados Unidos em 1993 foram os seguintes:

  1. Second or 2nd (10,866)
  2. Third (10,131)
  3. First (9,898)
  4. Fourth (9,190)
  5. Park (8,926)
  6. Fifth (8,186)
  7. Main (7,644)
  8. Sixth (7,283)
  9. Oak (6,946)
  10. Seventh (6,377)
  11. Pine (6,170)
  12. Maple (6,103)
  13. Cedar (5,644)
  14. Eighth (5,524)
  15. Elm (5,233)
  16. View (5,202)
  17. Washington (4,974)
  18. Ninth (4,908)
  19. Lake (4,901)
  20. Hill (4,877)[1]

Vários desses nomes são tipos de árvore: oak carvalho, pine pinheiro, maple plátano, cedar cedro; outros são números ordinais, first primeiro, second segundo, etc, ou nomes topográficos: view panorama, lake lago, hill morro, e não podia faltar o primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington.


Ruas, Avenidas e mais

Algumas designações para ruas bastante comuns nos Estados Unidos, com as respectivas abreviações, são  Street (St.), Avenue (Ave,), Boulevard (Blvd), Court (Ct), Drive (Dr.), Road (Rd.) Highway (Hwy), Way e Circle.  Frequentemente  road estrada era de fato uma estrada rural que se urbanizou.  Highway rodovia também pode ser urbanizada ou semi-urbanizada.  Boulevard é muitas vezes uma espécie de super-rua superstreet, com poucos sinaleiros (traffic lights) e uma velocidade máxima relativamente  alta.   Em cidades com traçado ortogonal, como Nova Iórque,  ruas que correm de leste para oeste se chamam avenues e as de norte para o sul se chamam streets, ou vice versa.  Se você disser que tal prédio fica na esquina da Rua A com a Avenida 2, a localização fica fácil.

Apartments e #

Geralmente se acrescenta o número do apartamento ou unidade ao endereço usando o símbolo do jogo da velha, por exemplo 5670 SE Smith St, Apt. #305.  Essa abreviação é comum para qualquer número:  SS# = social security number = número de segurança social = cpf.  Phone # = phone number =número de telefone.



Nenhum comentário: