quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ketchup? Catchup? Catsup?







Ketchup - um condimento americano?

Ao que parece, ketchup é tão americano quanto torta de maçã, baseball e o hambúrguer.  Até o nome parece ter alguma ligação misteriosa com to catch up: alcançar, por em dia.  Bill começou a correr primeiro mas Jack o alcançou.  Bill started to run first but Jack caught up to him. O trabalho dele amontoou durante a doença dele, mas ele conseguiu por tudo em dia.  His work piled up during his illness, but he managed to catch up.  Mas realmente, ketchup não tem nada a ver com esse verbo e é um cidadão americano naturalizado.


Tem que ser de tomate?

Donde veio?  O proprio nome dá uma pista.  Não é ketchup, mas tomato ketchup.  Se ketchup sempre leva tomate, não seria uma tolice acrescentar tomate - tomato, ao nome?   De fato, ketchup passou por muitas mudanças até agora. Tinha época durante a qual nem existia catchup com tomate e ainda existem variedades de ketchup que não o contém.     

Origens asiáticas

Ketchup originou na China na década de 1690 onde não levou tomate (que não é tradicional na China).    Os caracteres representando os sons ketch up na língua chinesa Amoy, do sul da China, significam salmoura de peixe.   Esse molho se generalizou na região do Suleste Asiático, onde houve muito intercâmbio comercial com a China apesar da proibição desse comércio por parte do imperador.  Chegou na Indonésia onde, ainda molho de peixe, se chamava kecap.  Ainda hoje na Indonésia tem molhos para peixe com este nome. são parentes distantes do nosso ketchup.  Foi na vizinha Malaya que os exploradores britânicos encontraram o condimento, e, pelo visto, gostaram.  


O tomate chegou tarde

O tomate só começou a ser usado em comida no começo do século 19.  As pessoas tinham medo do tomate, que associavam com sua parente venenosa beladona.  Foi mais usado como ingrediente em molhos do que comido como fruta (que parece vegetal).  Ainda em 1912, o dicionário Webster de inglês americano definiu um ketchup como "um molho de mesa feito com tomate, cogumelos, avelãs etc."  Ainda hoje em dia se encontra por ai mushroom ketchup (catchup de cogumelo) fabricado artesanalmente. mas não é muito comum   Por muito tempo, ketchup foi feito em casa.  Quando Heinz, que continua sendo a maior produtora mundial do condimento, lançou a produção em massa do produto em 1876,  foi anunciado como um alívio para a dona de casa, que assim não ia mais precisar gastar horas fabricando seu próprio ketchup caseiro.  

Se você quiser experimentar um ketchup caseiro, aqui vem um link para uma receita do chefe Jamie Oliver no site do Globo: http://gnt.globo.com/receitas/Receita-do-chef-Jamie-Oliver--Ketchup-caseiro.shtml

Ketchup ou tomato sauce

Tem tres jeitos de soletar o condimento: ketchup, que como vimos, fica mais perto da forma original, catchup e o relativamente pouco usado catsup, uma tentativa não muito bem sucedida de fazer o nome mais inglês: cat (gato) e sup (jantar).  As dificuldades terminológicas não param aí.  Em alguns paises, se fala em tomato sauce em vez de ketchup, em Inglaterra tomato sauce e ketchup são sinônimos e em Irlanda, Escócia, País de Gales e partes de Londres, o termo usado é red sauce, molho vermelho, em contraste com brown sauce: molho marrom.  Nos Estados Unidos, tomato sauce é bem diferente de ketchup e é usado com massas.  

Perdendo terreno

Últimamente o ketchup aparentement tem  perdido terreno para a salsa, um molho picante de origem mexicana que se popularizou muito nos Estados Unidos.  Mas ainda se produz muito mais ketchup do que salsa.  Se gasta mais com salsa, mas salsa é mais cara do que ketchup e a quantidade de ketchup vendida continua sendo muito maior do que aquela de salsa.  Considera-se que a ascensão de salsa está relacionada com a importância crescente da comunidade e cultura hispanas dentro dos Estados Unidos.

E agora - vai um cachorro quente aí?

  

Nenhum comentário: