domingo, 14 de julho de 2013

As pronúncias da letra "e"



A pronúncia que a letra "e" tem depende das letras ao seu redor.  "E" pode aparecer sozinho ou na companhia de uma ou mais consoantes ou outras vogais.  Há muitas exceções às "regras".

"E" em sílabas acentuadas

"E' tem as pronúncias a seguir quando tem a ênfase principal ou secundária numa palavra.   Em me,  beLIEVE, e comPLEtion e employEE, a ênfase é primária.  Em OLDies, é secundária.

"e" = /i/

Este é o som em tree, me, believe e feel.   Em português, é o som da letra "i"  e de "e" em João e Maria.  

Nome da letra

O nome da letra "e" em inglês é /i/.  You spell meet M-E-E-T /em i i ti/.  Você soletra meet /em i i ti/.

Quando uma sílaba enfatizada termina em "e", "e" pode ter o som de /i/
me, RE lay, VEhicle e palavras com o prefixo pre como predate, preliminary e premature são exemplos disso.

E + C + V

E + uma consoante + vogal:
Peter, completion, obsolete, these, Sheba.

As combinações que vamos examinar logo a seguir tem duas letras mas um som.  Dependendo do contexto, esse som pode variar.

"ea" é /i/

Eat, pea, sea, seal, real ou mean.

Normalmente, "ea" é /i/,  mas tem algumas exceções.  Read é /rid/ para o infinitivo e presente do verbo.  I'm going to read /rid/. Vou ler.  She reads /ridz/ the newspaper every morning. Ela lê o jornal toda manhã.   What are you doing?  I'm reading /ridiŋ/. O que você está fazendo?  Estou lendo.

Mas o passado e particípio passado deste verbo irregular se pronunciam /rɛd/. /ɛ / é o som em bed, Fred, sell e neck.   He read /rɛd/ a book and went to bed. Ele leu um livro e foi para a cama (Passado). The news was read /rɛd/ on the radio.  As notícias foram lidas na rádio. (Particípio passado).

Lead pode ser o verbo conduzir ou liderar ou o substantivo chumbo.  Quando lead é verbo, a pronúncia é /lid/.  A leader /LI dr/ leads /lidz/.  Um líder lidera.  Mas quando lead é chumbo, "ea" é /ɛ/.  Lead /lɛd/ is a heavy metal.  Chumbo é um metal pesado.
'Ea" também pode ter o som de /ey/ (o som em lay, may e main) como em break /breyk/ ou /ɪ/ (em miss ou kiss) em fear /fir/.

"ee" = /i/ 

Meet, see, feel ou employee.
Uma exceção a esta regra é a pronúncia de "ee" em been, o particípio passado de to be, que é o /ɪ / em sit, miss e fill. Where have you been /bin/? Aonde você foi?   Outra, não muito importante, é na palavra breeches calças, que também se pronuncia como "i" em miss:  /brɪtchɪs/.

"ie" = /i/ 

Piece, believe, lien, sweetie, oldies
No entanto, "ie" tem  a pronúncia de /ay/ em pie, lies, flies e fried.

"ei" = /i/

Receive, perceive, seize, either, neither. receipt.
No inglês britânico e aqui e ali na costa atlântica dos Estados Unidos, o "ei" em either e neither se pronuncia /ay/.  Either = /ayðr/  Neither = /nayðr/.

Onde o "e" é /ɛ/

Esta vogal é o som em pet,  let, settle, leather e weather.

"e" antes de duas consoantes tem o som de /ɛ/:

Kettle, letter, well, repellant, vendor, sent.

"e" antes de uma consoante no final da palavra tem o som de /ɛ/:

 Let, set, men.

ea = /ɛ/

Já vimos alguns exemplos de "ea" com o som de /i/, mas "ea" pode também pronunciar-se como /e/: leather, weather, breath, feather, meant (mean = significar. to mean /min/, passado meant /mɛnt/ particípio passado /mɛnt/.

é, "et" final= /ey/: 

resume, macrame
Inglês incorporou várias palavras do francês e de certa forma mantém a pronúncia original delas. Como inglês não tem diacríticos,  fiancé, fiancée e resumé geralmente se transformam em fiance, fiancee e resume, mas o "e", com o sem acento, tem o som de /ey/.  Isso também vale para algumas palavras terminando em "et" como ballet, que se pronuncia /ba LEY/.

e + r

O som /r/ afeta as vogais que vem antes dele.  A combinação /er/ tem várias pronúncias:
O schwah em were /wɛr/, /ɛ/ em there e o som de miss e fish em fear e we're,

"E" sem ênfase

Quando "e" não é enfatizado numa palavra, ou vira a vogal central schwah /ə/ ou desaparece completamente.  Como o primeiro "e" em repeat não é acentuado, o som desse "e" vira /ə/, o som de "e" em taken /TEY kən/, science /SAY əns/, the e muitas palavras mais.  O "e" na terminação verbal "ed" é frequentemente mudo (veja post relacionado).

E final mudo

Com a exceção de palavras de uma sílaba como me e see, e recipe /Rɛ sə pi/, o "e" final é geralmente mudo.  Alguns exemplos:  Anne /æ n/, able /EY bəl/, plate /pleyt/, make /meyk/, Pete /pit/, late /leyt/.


Posts relacionados

E: A letra mais silenciosa em inglês
http://georgeroberts.blogspot.com.br/2010/06/e-letra-mais-silenciosa-do-ingles.html

Letras mudas em inglês
http://georgeroberts.blogspot.com.br/2012/11/letras-mudas-em-ingles.html

Os três -eds
http://georgeroberts.blogspot.com.br/2012/06/os-tres-eds.html

Como você soletra isso?
http://georgeroberts.blogspot.com.br/2012/11/como-voce-soletra-isso.html

Nenhum comentário: