terça-feira, 16 de julho de 2013

What's the matter? Perguntas, problemas e respostas


Quando a gente nota que alguém não está bem, ou se a pessoa faz algum comentário nesse sentido, a pergunta mais comum é What's the matter?  Ao pé da letra, é  O que é o assunto? mas se subentende que há algum problema, de saúde, sentimental ou psicológico.

Health problems: problemas de saúde

As respostas para What's the matter? vem em várias formas.  Eis algumas:

I'm sick.  

Estou doente. Não estou bem. Sick também pode ser um caso mais específico de náuseas e vômitos.  He ate some bad oysters last night and was sick all night. Ele comeu umas ostras estragadas ontem à noite e vomitou a noite toda.

To get sick: ficar doente.  He was exposed to a virus and got sick.  Ele foi exposto a um vírus e adoeceu.  Quando a pessoa fica tão sick que não pode trabalhar, the employee calls in sick: o funcionário liga para dizer que não está bem e que não vai trabalhar naquele dia.  Sally was so sick yesterday that she had to call in sick.  A Sally estava tão doente ontem que tinha que ligar para avisar que não ia trabalhar.   Sick pode ser usado antes de um substantivo.  He was taking care of his sick wife.  Ele estava cuidando da sua esposa adoentada.

I'm feeling bad.  Estou me sentindo mal. Outro jeito informal de dizer isso é I'm feeling lousy.  Se usa um adjetivo, bad, depois de feeling porque to feel é um verbo de ligação como to be ser, to seem, parecer e to sound soar.   Este feeling bad pode ser físico ou psicológico. I feel down/I feel blue/ I'm blue/I'm sad = estou em baixo, estou deprimido, estou triste.

My (part of the body) hurts.  

To hurt é doer.  My back hurts.  Minha coluna dói.  My knee hurts.  Meu joelho dói.  My neck hurts.  Meu pescoço dói.   I hurt my knee.  Machuquei o joelho.

Pain = dor.  

I have a pain in my (part of the body).  Tenho dor na (parte do corpo).  I have a pain in my back = I have back pain.  A propósito, uma pessoa inconveniente é a pain in the neck.  She never stops talking.  She's a real pain in the neck.  Ela nunca para de falar.  Enche o saco.

I have a (part of the body) ache.  

He ate too much chocolate.  Now he has a toothache.  Ele comeu chocolate demais.  Agora tem dor de dentes.   Ache se pronuncia /eyk/ e rima com bake e lake.   Uma ache é uma dor persistente.  Aches do dia-a-dia incluem a stomachache dor de estômago, an earache dor de ouvido, backache dor de coluna e toothache dor de dentes.

I have a sore throat.  

Sore é dolorido e desconfortável por causa de inflamação ou exercício excessivo.  I have a sore throat: Tenho a garganta inflamada.   My shoulder is sore.  Meu ombro está dolorido e inflamado.

Flu or cold?

I've got a cold.  Estou resfriado. Tenho uma virose.  Quando as sintomas, como a runny nose nariz escorrendo, a sore throat, a cough tosse, aparecem e vão embora rapidamente, trata-se geralmente de a cold.  Flu é uma forma abreviada de influenza = gripe.  Flu é caracterizada por muscle aches dores musculares, headache dor de cabeça e cough tosse.   Note que I have a cold MAS I have the flu.


Respostas solidárias

What's the matter?
I have a sore throat.
Para mostrar sua preocupação e solidariedade, você pode responder de várias formas.  I'm sorry to hear that Sinto muito ficar sabendo disso.  That's too bad!  What a shame! e What a pity! e That's too bad!  Que pena.

Illness, sickness, disorder, disease 

Existem vários termos para doenças.
Illness é uma sensação de estar doente ou uma doença.  Combinações com illness incluem
Mental illness:  doença mental.  Chronic illness: doença crônica. Long illness uma doença demorada.  She missed a lot of work because of illness.  Ela perdeu muitos dias de trabalho por causa de doença.

Sickness: usado para doenças específicas como sleeping sickness doença do sono, altitude sickness doença de altura, morning sickness enjôo matinal (em grávidas) e seasickness enjoo ou nausea que se sente a bordo de um navio ou barco.   In sickness and in health: na saúde e na doença.

Disorder: uma condição médica, distúrbio.  Alguns exemplos de doenças que tem disorder no nome são bipolar disorder  distúrbio bipolar, a stomach disorder um distúrbio do estômago, obsessive-compulsive disorder distúrbio obsessivo-compulsivo e eating disorders distúrbios alimentares como anorexia e bulimia.

Disease é uma doença que afeta humanos, animais ou plantas; Cardiovascular disease: doença cardiovascular. Pulmonary disease: doença pulmonar; infectious diseases doenças infecciosas.    




Nenhum comentário: