quinta-feira, 27 de junho de 2013

Como soletrar /f/


Como explica a Wikipédia,
As fricativas são consoantes produzidas pela passagem do ar através de um canal estreito feito pela colocação de dois articuladores próximos um ao outro. Estes podem ser o lábio inferior contra os dentes superiores, no caso de [f].... 
Para fazer o /f/, se coloca os dentes de cima em contato com o lábio de baixo e sopra.  Não se precisa "ligar" a voz.  Se você junta dentes e lábio e vibra as cordas vocais, o resultado é /v/.  Tem quatro maneiras de soletrar este som em inglês: "f", "ff", "ph" em palavras de origem grega e "gh".

/f/ = "f"

Esta é de longe a realização mais comum do /f/.  Exemplos incluem fish, rifle, finch, relief, unfinished.  "F" pode aparecer no começo, meio ou fim de uma palavra.

Mas tem pelo menos uma exceção a estra regra.  O "f" na preposição of se pronuncia /v/ e antes de uma palavra que começa com uma consoante, só fica a vogal não enfatizada.  Na linguagem falada, of pode virar /ə/, o som em a, alone ou about.  A pound of meat = a pound ə meat,  a piece of cheese = a piece ə cheese.  Um o com apóstrofo "o'" é frequentemente usado para representar esta pronúncia informal.  Uma rede de restaurantes em New York se chama Chock Full O' /ə/ Nuts, por exemplo.   Antes de vogais, no entanto, o "f" em of  é /v/: não desaparece.  Three of /əv/ a kind,   six of /əv/ eight games.   Off acaba em /f/ e esse /f/ não desaparece antes de uma consoante.  Get off /af/ the chair!

/f/ = "ff".

"Ff" é um som de /f/ e não dois.   Esta combinação segue uma vogal curta.  "A" curto: /æ/ em at, bad, fast, can.  "E" curto: /ɛ/ em set, let, pen.  "I" curto: /ɪ/ em miss, fit, little.   "O" curto: /a/ em lot, farm, pot.  "U" curto /ʌ/ em but, luck, puck.  Alguns exemplos de vogais curtas antes de "ff" curtas raffle, ruffle, cuff, snuff, raffish, off,  miffed.

/f/ = "ph"

Ph é /f/ em palavras que vem do grego, e há muitas delas em inglês:  philosophy, physical, bibliophile, symphony, telephone, telegraph, por exemplo.

/f/ = "gh"

"Gh" tem o som de /f/ em algumas palavras, mas o "gh" nunca aparece no começo da palavra.  Alguns exemplos: laugh, laughter, cough.  /f/ é só uma pronúncia de "gh".  Em through, though, eight e although, por exemplo,  o "gh" não se pronuncia.   Em ghost, ghastly, ghetto, e ugh, o "gh" tem o som de /g/.  

Nenhum comentário: