segunda-feira, 18 de março de 2013

Entonação: o sobe e desce do inglês













A entonação de inglês é a música da língua. Enquanto se fala, a voz sobe ou desce, às vezes mais de uma vez.   Uma afirmação tem sua música, e os vários tipos de pergunta tem as suas.  Tudo isso ajuda a quem está nos escutando a entender o que estamos querendo comunicar e a nossa atitude em relação à mensagem e a ele.   No entanto, uma entonação inadequada pode fazer com que a  pessoa com quem estamos falando não nos entenda ou ache que estamos sendo mal educados.

Vamos olhar vários contornos de intonação em inglês e como usá-los, mas antes disso, vamos nos debruçar sobre um conceito chave para a entonação: o acento tônico.

A sílaba tônica = The tonic syllable

Numa frase, a sílaba tônica é aquela sílaba onde a voz começa ou continua a subir o descer.  De uma forma geral, é a sílaba mais enfatizada na palavra mais importante da frase.  Geralmente, mas nem sempre, fica no final ou perto do final da frase, mas a escolha dessa tônica depende da intenção de quem está falando e o contexto no qual a frase é enunciada.   Na pergunta

What are you doing today?
A sílaba normalmente escolhida como a tônica nesta pergunta é do.  Uma ação é o que mais interessa nesta pergunta e por isso enfatizamos  o verbo do.  A pergunta começa com uma nota baixa em what, vai decolando e sobe muito até chegar a do, a sílaba tônica, onde a voz começa a descer, e vai descendo até o final de today.                    
What are you doing today?

Mas outras acentuações são possíveis também. Podemos muito bem querer enfatizar o tempo, today em vez da ação do.
A: I went to town yesterday.  Fui na cidade ontem.
B:  Yes, but what are you doing today?  Sim, mas o que você está fazendo hoje?
Neste diálogo, o que está sendo focado é quando, e  não o quê.  Por isso, a sílaba tônica aqui não é a mesma do nosso primeiro exemplo.
What are you doing to day? 

Aqui a voz decola e só começa a cair no meio da sílaba day, que recebe a ênfase na palavra today toDAY.


Entonação descendente: Afirmações e perguntas WH   A voz desce na sílaba tônica

Nestas perguntas e respostas,  a voz sobe até a tônica e depois desce bem depressa.
Perguntas WH (who, what, where, whose, which, why, how, etc)
What are you DOing?  O que você está fazendo?
Where do you LIVE?  Onde você mora?

I am reading a BOOK.  Estou lendo um livro.
I live in WASH ing ton.  Moro em Washington.
Nas sílabas em maiúsculas, o direção da voz muda de ascendente para descendente.  Numa palavra de uma sílaba só como live e book, a mudança toda acontece na mesma sílaba.


Entonação ascendente:  a voz sobe até a sílaba tônica e depois sobe mais ainda

Perguntas sim/não Yes/no questions: Is he here?
Quando fazemos uma pergunta que precisa de uma resposta sim ou não, a voz na sílaba tônica sobe, e continua subindo até o final da frase. Em Is he here?  A tônica é here. Tem uma subida brusca entre he e here, que é enfatizada, e a voz continua subindo até o fim da frase.    Can you speak German?   A voz sobe bastante entre speak e GER, que é enfatizada, e depois sobe mais.

Entonação ascendente faz de uma afirmação uma pergunta sim ou não
Podemos usar uma entonação na sílaba tônica para fazer uma espécie de pergunta sim ou não de uma afirmação sem mexer na estrutura da afirmação.
You went to the park?  Você foi no parque?  Aqui, park é a tônica.  Se a voz sobe em park, entendemos esta frase como uma pergunta.

Para mostrar surpresa ou incompreensão em perguntas WH

I went to North Korea on my vacation.   Fui para a Coréia do Norte nas férias.
WHERE did you go?  Aonde foi?
Esta não é uma pergunta corriqueira.  A idéia de alguém passar as férias na Coréia do Norte é tão bizarra que você quer checar se ouviu corretamente.    Where é a tônica aqui e a voz vai subindo até o final da pergunta.  Isto é bem diferente da entonação normal  de uma pergunta WH, onde a voz sobe até a tônica e  desce.

Esta entonação para perguntas WH é também comum quando alguém está preenchendo um formulário com as respostas.  What's your NAME?  Where do you LIVE?  What's your ADDRESS?   A voz sobe em name, live e address, mas não desce.

Entonação ascendente e descendente para séries ou perguntas com or ou
Do you want a car or a bicycle?  Você quer um carro ou uma bicicleta?  Aqui estamos oferecendo uma escolha.  Na primeira opção, a car, a voz sobe, e na segunda, bicycle, a voz desce.
Do you want a CAR or a BI cyc le?  Car - sobe; BI desce.
Se tiver vários ítens numa série, em todos menos o último, a voz sobe.  No último, a voz desce.
Do you want a car, a motorcycle, a computer, or a new house?  Car, CYcle PUter sobem mas house desce.
Esse mesmo sistema é usado para uma série dentro de uma afirmação.
They went to the store and bought milk, eggs, chicken and pizza.  A voz sobe em milk, eggs, CHICK en, mas desce em PIZ za.




Nenhum comentário: