sexta-feira, 15 de março de 2013

For him ou for he? Pronomes subjetivos e objetivos



Muita gente quer saber: se ele é he, por que para ele é for him?  Para responder essa pergunta, temos que falar um pouco sobre dois tipos de pronomes em inglês.

A função de pronomes

Um substantivo é  uma pessoa, um lugar ou uma coisa e um pronome é uma palavra que  se usa em vez de um substantivo.  Usamos pronomes para evitar de repetir um substantivo cujo significado já é evidente no contexto onde aparece.   Por exemplo:  The strange man walked into the room.  He was wearing a black suit.  O homem estranho entrou na sala.  Ele estava vestindo um terno preto.   Na primeira frase, introduzimos o homem estranho.  Na segunda frase usamos o pronome he para nos referir àquele homem estranho.   Falando em estranho, seria muito estranho falar ou escrever The strange man walked into the room.  The strange man was wearing a black suit.  O uso de pronomes evita repetecos desnecessários.  

Pronomes como sujeitos

Às vezes, um pronome é um sujeito de um verbo e uma frase. I'm going to London next week.  Vou para Londres na semana que vem. Quem vai para Londres?  Eu. "Eu" é o sujeito do verbo, a pessoa à qual o verbo refere e o tema da frase. Mary and I need to leave.  Maria e eu precisamos sair.  (Normalmente, quando temos I como sujeito junto com outro(s) pronome(s) ou substantivo(s), I vem no final).  Quem precisa ir?  Mary e eu, o sujeito da frase.

Pronomes objetivos

Com verbos
Mas às vezes um pronome recebe a ação de um verbo.  I saw the man.  Mary didn't see him.  Vi o homem.  Mary não o vi. Quem é que eu vi e a Mary não vi?  The man.  A ação aqui é ver.  Quem recebeu a ação?  Ele.  Como ele é o objeto do verbo,  usamos him e não he aqui.  He é um sujeito e him é um objeto.

Com preposições
Um pronome objetivo é também usado depois de uma preposição.  Harry took his daughters to the ice cream shop and bought ice cream cones for them.  O Harry levou as filhas à sorveteria e comprou casquinhas para elas.  For e to para são preposições, igual que com with, contra against, in em ou dentro, e muitas mais.  Pronome que é objeto de preposição também precisa estar na forma objetiva.  John was sitting next to me.  O João estava sentado ao meu lado.  Next to é uma preposição de duas partes, next e to, e o objeto é o pronome me, de novo na forma objetiva.

Vamos olhar as formas subjetivas e objetivas dos pronomes em inglês:
Sujeito: I, objeto: me
Sujeito: you, objeto: you
Sujeito: he, objeto him
Sujeito she, objeto her
Sujeito it, objeto it
Sujeito we, objeto us
Sujeito they, objeto them.

As formas de you e it não variam, mas nos outros casos, tem uma forma subjetiva e outra objetiva a lembrar

Alguns exemplos

Agora vamos comentar o uso de formas subjetivas e objetivas nalgumas frases.
John kissed his wife and he told her that he loved her.    O João beijou a esposa dele e lhe disse que a amava.
He = John; her = his wife.  He é o sujeito  de told e loved. Her é o objeto de told e loved.

Bill was talking to Silvia and she was talking to him.  Bill estava falando com Silvia e ela estava falando com ele.   She = Silvia.  Him = Bill.  Como segue a preposição to, him precisa ser um objeto.

This present is for him!  It's not for you!  Este presente é para ele!  Não é para você!  Como para é uma preposição, a forma que tem que segui-la é him.  You, no entanto, sempre tem a mesma forma.                              

Nenhum comentário: