terça-feira, 26 de março de 2013

Love yourselves ou love each other.














Vamos considerar três situações diferentes e os pronomes que precisamos usar para descrevê-las.
Eu levanto, chego perto do espelho e olho para mim.   Mary chega ao meu lado e eu e Mary olhamos para nós dois no espelho.  Sorrimos.  
Depois disso, eu olho para Mary e Mary olha para mim.  
Geralmente nossa filha faz o café para nós, mas hoje ela está viajando.  Portanto, quem faz café hoje sou eu mesmo, não minha filha.  
A primeira situação é reflexiva.    Olho para mim mesmo.  O sujeito e o objeto do verbo são o mesmo.  I look at myself.    Mary e eu olhamos para Mary e mim.   We look at ourselves.
A segunda situação é recíproca.  A faz alguma coisa a B e B faz essa mesma coisa a A.  Neste caso, eu olho para Mary e Mary olha para mim.  I look at Mary and she looks at me.  We look at each other.  
A terceira situação é intensiva.  Estou enfatizando que quem fez sou eu e mais ninguém.   I myself made breakfast. Alternativamente, posso colocar o pronome intensivo no final da frase:  I made breakfast myself.  

Formas de pronomes reflexivos e intensivos
Pronomes reflexivos e intensivos tem funções distintas mas tem a mesma forma.  Vamos dar uma olhada as formas dos pronomes subjetivos, objetivos e intensivos/reflexivos 
I/me/myself
you/you/yourself (singular)
you/you/yourselves (plural)
he/him/himself
she/her/herself
it/it/itself
we/us/ourselves
they/them/themselves

O you subjetivo e objetivo pode ser singular ou plural conforme o contexto, mas não tem uma forma regulamentar de expressar pluralidade (mas veja esta postagem para ver algumas maneiras de dizer vocês em inglês):   http://georgeroberts.blogspot.com.br/2012/08/its-all-about-you.html 

O contexto mostra se you é singular ou plural.  Bill and Silvia, I love you! You é plural.  Harry, I love you! You é singular.  You are my best friends.  Vocês são meus melhores amigos.  You é plural.  You are an angel.  Você é um anjo.  You é singular.  

You tem duas formas reflexivas/intensivas:  yourself e yourselves.  You washed the car yourself.  Você mesmo lavou o carro.  You yourselves washed the car.  Vocês mesmos lavaram o carro.

Verbos usados reflexivamente:  He cut himself shaving.
Usamos verbos reflexivamente quando o sujeito e o objeto do verbo são o mesmo.  Neste casos, os verbos são transitivos e o pronome reflexivos é o objeto direto do verbo ou seja, recebe a ação do verbo.
cut oneself: cortar-se: He cut himself shaving.  Ele se cortou fazendo a barba.
Find onself: encontrar-se They found themselves in a very bad neighborhood.  Eles se encontraram numa vizinhança muito ruim.
kill oneself: matar-se: My neighbor killed herself as she was fixing her TV set.  Minha vizinha se matou enquanto estava consertando a televisão dela.   Neighbor pode ser homem ou mulher.  Nesta frase, sabemos que se trata de uma vizinha e não de um vizinho por causa de herself.  My neighbor killed herself.  Minha vizinha se matou.
tell oneself: dizer para si mesmo:  I keep telling myself that exercise is good for my health, but I hate it.  Continuo me dizendo que exercício físico é bom para minha saúde, mas o detesto.
consider onself: considerar-se:  The boss considers himself really important.  O chefe se acha muito importante.

Pronomes reflexivos também podem ser objetos indiretos, como nestes exemplos.
He made himself dinner.  Ele fez o jantar para si mesmo.  A frase sugere que foi ele que fez e ele que jantou.
They bought themselves a new house.  Eles compraram uma casa nova para si mesmos.  Neste caso,  themselves é para ênfase.  Eu poderia muito bem dizer They bought a new house, com o mesmo significado.  

Pronomes usados intensivamente: He made dinner himself.   He himself made dinner. 
Pronomes intensivos podem ser usados com verbos com ou sem objetos e podem se referir a sujeitos ou objetos.
He himself was creating the barriers that were making him unhappy. He was creating the barriers that were making him unhappy himself.    Ele mesmo estava criando as barreiras que o faziam infeliz.
I didn't give the money to Calvin's sister. I gave it to Calvin himself.  Não dei o dinheiro para a irmã do Calvin.  O dei para o próprio Calvin.

By + pronomes intensivos.  Alone.  Sozinho. 
By com um pronome intensivo: sem a ajuda de mais ninguém ou sozinho.
Nobody was sitting with Mary, She was by herself.  Ninguém estava sentado ao lado da Mary.  Ela estava sozinha.
Jack built his house by himself.  O Jack construiu a casa dele sozinho, sem a ajuda de mais ninguém.  

Each other.  John loves Mary.  Mary loves John.  They love each other.
Jerry helps Paula.  Paula helps Jerry.  Paula and Jerry help each other.  Jerry ajuda Paula.  Paula ajuda Jerry.  Paula e Jerry se ajudam.
Uma forma alternativa de each other, um pouco mais formal, é one another.
Help one another/help each other.  Ajudem uns aos outros.

Erro comun:
John hated the boss.  The boss hated John. *They hated themselves.  CORRETO:  They hated each other/ They hated one another.     John detestava o chefe.  O chefe detestava o John.  Ele se detestavam/Detestam um ao outro.   





Nenhum comentário: