sexta-feira, 3 de maio de 2013

Little, less the least.














Já falamos sobre comparativos e superlativos regulares e irregulares no blog e a história é meio complicada:  "Fat, fatter e fattest: comparativos e superlativos"  http://georgeroberts.blogspot.com.br/2012/12/fat-fatter-fattest-comparativos-e.html.  Tem formas regulares, irregulares e é necessário contar sílabas para decidir se é preciso usar  -er e -est ou more e most com um determinado adjetivo.  Vale a pena ler a postagem  se você não sabe dizer se o comparativo de big é bigger ou *more big.

Little

Little pode ser o adjetivo pequeno.  The girl was very little.  A menina era muito pequena.  Um sinônimo de little é small.  The girl was very small.   Mas little também pode ser o advérbio pouco que se usa  com um adjetivo ou advérbio.  

O peso normal para uma criança da idade de Bill é 65 kilos. He weighs 70 kilos.  Ele pesa 70 kilos.  Bill is a little heavy.  O Bill é um pouco pesado.

More e the most com adjetivos

Bill weighs 79 kilos.  Phil weighs 90 kilos. Jill weighs 90 kilos.   Bill pesa 70 kilos.  Phil pesa 80 kilos.  Jill pesa 90 kilos.

Bill is heavy.  Bill é pesado.  Phil is heavier than Bill.  Phil é mais pesado do que Bill: o peso de Phil é 80 kilos, o do Bill é 70.  Agora, tem duas coisa a dizer sobre a Jill.  Jill is heavier than Bill and Phil é um comparativo: Jill está sendo comparada com os dois meninos.  Mas dos três, Jill é a mais pesada.  Portanto,  Jill is the heaviest of the children.  A Jill é a mais pesada das três crianças.

Less e least com adjetivos

Usando os mesmos dados, também podemos comparar as três crianças usando less.

Comparativo:  less + adjetivo + than.  Phil is less heavy than Jill.

Jill is heavy. Jill é pesada. Phil is less heavy than Jill.  Phil é menos pesado do que a Jill. Bill is less heavy than Phil and Jill.   Bill é menos pesado do que Phil e Jill.   Note que a forma que se precisa para fazer a comparação é than, do que.  *Then, com uma vogal diferente,  significa então ou depois, e não entra no esquema de comparações.

Superlativo: least + adjetivo: o mais + adjetivo.  Jill is the heaviest of the children. 

A forma superlativa do adjetivo expressa o maior grau de uma qualidade, mas neste caso, estamos focando o mínimo e não o máximo.  Bill is the least heavy of the three children.  Bill é o menos pesado das três crianças.

Mais exemplos com adjetivos
Sam has 100 dollars.  Mary has 200 dollars.  Bill has 300 dollars. 
Mary is less rich than Bill, Sam is less rich than Mary and Bill.   Sam is the least rich of the three people.

Ann is 1.7 m tall.  Irene is 1.8 m tall.  Serena is 1.9 m tall.  
Serena is tall.  Irene is less tall than Serena.  Ann is less tall than Irene and Serena = Ann is the least tall of the three girls. 

More e the most vs. less e the least

De uma forma geral, usamos less e least quando todo mundo é caracterizado pela mesma qualidade em naior ou menor grau. Ann, Irene e Serena são todas altas, mas Ann tem menos dessa qualidade do que as outras meninas. Jill, Phil e Bill são pesados, mas Bill tem menos dessa qualidade do que os outros do grupo.

Para more e the most, er e the -est, o leque é bem maior.  Nem todo mundo necessariamente tem uma mesma qualidade.  Por exemplo:  John is 5 years old.  Sally is 34 years old.  Joshua is 91 years old.  Sally is older than John.  Joshua is the oldest.  Mas seria estranho dizer que *Sally is less old than Joshua e John is the least old.  John não é velho coisa nenhuma.  É uma criança, e por isso, less old neste contexto soa estranho.

Nenhum comentário: