sexta-feira, 17 de maio de 2013

Say "ah"! Soletrando a vogal /a/



/a/ é a vogal que o médico pede para a gente fazer quando examina nossa garganta. Se abre a boca o máximo que pode com a língua o mais baixo possível.  Esta vogal costuma aparecer em sílabas enfatizadas.  Quando não é enfatizada, a vogal /a/ tende a virar aquela vogal neutra  / ə /, o schwa, que encontramos em about, alone, collect, Fallujah, etc.    O som /a/ é praticamente universal e a pronúncia dele não apresenta maiores problemas.  No entanto,  um som em inglês pode ser soletrado de diversas maneiras, e uma letra pode representar vários sons ou ser muda dependendo do contexto. /a/ não foge desta regra.  Além disso, a pronúncia de vogais é o grande diferenciador entre diferentes sotaques como o americano e o britânico.  Para mim e a maioria de falantes do General American English,  as vogais nas palavras got, caught e father são iguais: são todas /a/.  Isso pode não ser verdade para quem fala com outro sotaque.  

Agora vamos ver algumas maneiras de soletrar a vogal /a/ em inglês americano.

"ah"  

Open your mouth and say "ah".  Abra sua boca e diga "ah".   Esta representação é relativamente rara,  e aparece em shah e hurrah,   entre outras poucas palavras.  É também usada para mostrar hesitação. Do you have money? Ah, let me see.  Você tem dinheiro?  Ah, vamos ver.  

"a"
A /a/ se escreve "a" em all, fall, father, car, mama, mafia, waffle, "A" é o jeito padrão de soletrar o som /a/ em muitas línguas, mas não em inglês.  Na grande maioria de casos, o "a" tem o som de /æ/ em fat, clam, sat, match, o som de /ey/ em late, mail, mating, ou, quando não enfatizado, vira um schwa.     

Para mais sobre vogais longas e curtas veja a postagem  "Como você soletra isso?" http://georgeroberts.blogspot.com.br/2012/11/como-voce-soletra-isso.html  e   "Para que dois z's em puzzle? http://georgeroberts.blogspot.com.br/2013/01/para-que-dois-zs-em-puzzle.html

"au"
Em muitas palavras,  "au" é /a/: cause, cautious, autistics, automated, fault, audio, 

"augh"
/a/ é uma das pronúncias de "augh".  Aparece em caught /kat/, taught /tat/ e distraught /dis TRAT/.  Em laugh. no entanto, o "augh" tem o som de /aef/ e rima com staff.  

"ough"
/a/ é também a pronúncia de "ough" antes do "t"em palavras como bought, sought e thought.  Mas "ough" tem outras pronúncias:  /əf/ em rough,  /u:/ em through, e /ou/ em dough.  

"o"
/a/ é o som do "o" curto, vem antes de uma consoante final ou mais de uma consoante no meio ou fim de uma palavra.  Essa realização de /a/ é muito frequente em inglês americano.  Exemplos incluem cot, Mom, bottle, common, fop, topping, collar, coff, coffee e milhares de outros.  

"aa"
"Aa" é /a/ nas poucas palavras com esta combinação em inglês, como salaam e bazaar.  

"aw"
Ésta combinação é quase sempre pronunciada como /a/.  Alguns exemplos incluem hawk, awe, saw, gawker, paw e Shaw.

"al"
Em algumas palavras com "alk", "al" é /a/, sem o som de /l/:  walk, talk, chalk, stalk, calk.  


Nenhum comentário: