quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

My Funny Valentine





















Hoje é o Dia de São Valentim = St. Valentine's Day ou simplesmente Valentine's Day.  Equivale ao Dia dos Namorados no Brasil.   É um dia para começar um relacionamento, festejar seu amor por alguém e, claro, de dar e receber presentes.  Nos Estados Unidos, poderia muito bem ser chamado o Dia Nacional de Chocolates.  Quem entrar no shoppíng (mall) neste dia ou na véspera se depara com longas filas de (predominantemente) namorados tentando comprar uma caixa de chocolates para a namorada.  Para See's, Godiva, e outras lojas do gênero, é o dia mais lucrativo do ano.  Sweets for the sweet!  Doces para quem é um doce de pessoa!

Will you be my Valentine?

A Valentine tem dois significados.  Pode ser um cartão ou presente que se dá para alguém neste dia, ou pode ser quem recebe esse cartão ou presente, um namorado ou uma namorada efetiva ou potencial.  Will you be my Valentine? é uma pergunta que pode acompanhar a entrega de um presente para aquele doce de pessoa citada acima.  Pode ser  uma tentativa de começar um relacionamento ou uma confirmação de um relacionamento amoroso.

Nesta canção clássica de música popular americana (MPA),  o narrador admite que a Valentine dele tem alguns pequenos defeitos, mas que nunca trocaria ela por nada.  É uma atitude bem compreniva, especialmente hoje em dia, quando para muitas pessoas, só a perfeição serve.

Esta música foi composta pelo compositor Richard Rogers com letra pelo sofisticado Lorenz Hart.  Para mim, é a melhor canção da carreira da dupla.  Vamos escutar e olhar a letra.  

http://www.youtube.com/watch?v=XKvrSHVsRDo






My funny Valentine...   Meu Valentine engraçado
Sweet, comic Valentine... Valentine doce e cómico
You make me smile with my heart!                      
Você me faz sorrir com meu coração.

Your looks are laughable, unphotographable
yet you're my favorite work of art.
Sua aparência é ridicula,
impossível de fotografar,
Mas você é minha favorita obra de arte!

Is your figure less than Greek?
Seu corpo não lembra uma deusa grega?
Is your mouth a little weak?
Sua boca é um pouco fraca?

When you open it to speak,
are you smart?
Quando você a abre para falar,  você é inteligente?

But don't change a hair for me
Not if you care for me
Mas não mude um cabelo para mim.
Não se você gosta de mim.

Stay little Valentine
Stay
Fique, meu pequeno Valentine, fique.
Each day is Valentine's Day.
Todo dia é o dia de São Valentim.  
Is your figure less than Greek?
Is your mouth a little weak?
When you open it to speak,
Are you smart?
But don't change a hair for me
Not if you care for me
Stay little valentine
Stay
Each day is Valentine's Day

Happy Valentine's Day to one and all!


Nenhum comentário: