quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Os sons da letra G













A letra G tem dois sons principais. The hard g, o g duro, é o  /g/ em glad, grab, gone, go, e sagged.  / d͡ʒé a representação fonética do soft g, o g macio.  Em algumas palavras o g tem o som de ge em garagem e às vezes é mudo.

Com algumas exceções, o g é macio / d͡ʒ/  antes das letras i, e e y e é duro /g/ antes das outras letras ou no final de uma sílaba ou palavra como em big ou fog.

/ d͡ʒ

O g macio é na realidade dois sons pronunciados ao mesmo tempo: o /d/ e o /ʒ/.  No português da maior parte do Brasil, este é o som de d em felicidade, Didi e diamente.  
G macio antes de i
Gist, Gillian, register, ginger, gigolo, giant, vigil, veggie, imagination, dirigible.
Mas tem algumas exceções importantes a esta regra, por exemplo
give, given, gift, girl, gigabyte, get, girdle, girth, giggle, gig, gizmo, geek, geyser e muitas mais.
G macio antes de e
George, gel, reagent, Plantagenet,  average, gesture, gemstone, gender, age, arrange, badge. Mas há palavras com ge com g duro:  gear, get, geese, geek.
G macio antes de y:
Gyroscope, gym, gymnastics, pedagogy, dodgy, misogynist, gypsum.
Tem bem poucas exceções: gynecologist, gynecological.
Para deixar claro que a pronúncia de g é /g/,  às vezes se insere um u mudo entre g e i, e ou y.  Por exemplo: guest, guilty, guess, guerrilla, plague, Hogue, vague, guide, guitar, guy.   O mesmo acontece em palavras do italiano como ghetto e spaghetti.  Em todos esses casos, o g se pronuncia como /g/.

/g/

O g duro /g/ vem antes de consoantes e as outras vogais.  Game, big, bigger, gum, got, gather,  good, gone, guppy, government, go, gully, group.  Geralmente se mantém a pronúncia de um g final quando se acrescenta um sufixo, e certas mudanças de soletramento ocorrem para permitir isso.  Por exemplo, sag vira sagged.  O g duplo mantém o som de /g/ mesmo com a presença de um e depois do segundo g.    Um dos poucos exemplos de um g macio em vez do esperado g duro é margarine, onde o g é macio.

/ʒ

Há algumas poucas palavras do francês onde o ge tem o som de /ʒ /: genre /ʒanr/, garage com o e mudo e rouge /ruʒ /.

G em digrafos

Ng

Ng é na realidade um som só, /ŋ /, que aparece em posição final ou média em palavras como long, singer e sung. Em português, ng equivale ao som de im em rim e vim.  Ng pode ser acrescrido do som de /g/ ao acrescentar sufixos em certas palavras, por exemplo long = /laŋ /  mas longer = /laŋ gr /.


Gh

Como já vimos, a combinação gh é pronunciada /g/ em spaghetti e ghetto, mas tem outras palavras onde gh tem essa pronúncia como ghost, ghoul e ghastly.  O digrafo gh é mudo em palavras como bough, sought, bought, caught, mas em rough e laugh, o gh tem o som de /f/.  


Gn

Gn pode ser pronunciado como /g//n/ em signature e signal, mas o g desaparece em sign, que tem a pronúncia de /sayn/ e align e alignment, /a 'layn/ e /a 'layn mnt/.   


Nenhum comentário: