A letra G tem dois sons principais. The hard g, o g duro, é o /g/ em glad, grab, gone, go, e sagged. / d͡ʒ/ é a representação fonética do soft g, o g macio. Em algumas palavras o g tem o som de ge em garagem e às vezes é mudo.
Com algumas exceções, o g é macio / d͡ʒ/ antes das letras i, e e y e é duro /g/ antes das outras letras ou no final de uma sílaba ou palavra como em big ou fog.
/ d͡ʒ/
O g macio é na realidade dois sons pronunciados ao mesmo tempo: o /d/ e o /ʒ/. No português da maior parte do Brasil, este é o som de d em felicidade, Didi e diamente.G macio antes de i
Gist, Gillian, register, ginger, gigolo, giant, vigil, veggie, imagination, dirigible.
Mas tem algumas exceções importantes a esta regra, por exemplo
give, given, gift, girl, gigabyte, get, girdle, girth, giggle, gig, gizmo, geek, geyser e muitas mais.
G macio antes de e
George, gel, reagent, Plantagenet, average, gesture, gemstone, gender, age, arrange, badge. Mas há palavras com ge com g duro: gear, get, geese, geek.
G macio antes de y:
Gyroscope, gym, gymnastics, pedagogy, dodgy, misogynist, gypsum.
Tem bem poucas exceções: gynecologist, gynecological.
Para deixar claro que a pronúncia de g é /g/, às vezes se insere um u mudo entre g e i, e ou y. Por exemplo: guest, guilty, guess, guerrilla, plague, Hogue, vague, guide, guitar, guy. O mesmo acontece em palavras do italiano como ghetto e spaghetti. Em todos esses casos, o g se pronuncia como /g/.
/g/
O g duro /g/ vem antes de consoantes e as outras vogais. Game, big, bigger, gum, got, gather, good, gone, guppy, government, go, gully, group. Geralmente se mantém a pronúncia de um g final quando se acrescenta um sufixo, e certas mudanças de soletramento ocorrem para permitir isso. Por exemplo, sag vira sagged. O g duplo mantém o som de /g/ mesmo com a presença de um e depois do segundo g. Um dos poucos exemplos de um g macio em vez do esperado g duro é margarine, onde o g é macio./ʒ/
Há algumas poucas palavras do francês onde o ge tem o som de /ʒ /: genre /ʒanr/, garage com o e mudo e rouge /ruʒ /.G em digrafos
Ng
Ng é na realidade um som só, /ŋ /, que aparece em posição final ou média em palavras como long, singer e sung. Em português, ng equivale ao som de im em rim e vim. Ng pode ser acrescrido do som de /g/ ao acrescentar sufixos em certas palavras, por exemplo long = /laŋ / mas longer = /laŋ gr /.
Como já vimos, a combinação gh é pronunciada /g/ em spaghetti e ghetto, mas tem outras palavras onde gh tem essa pronúncia como ghost, ghoul e ghastly. O digrafo gh é mudo em palavras como bough, sought, bought, caught, mas em rough e laugh, o gh tem o som de /f/.
Gn pode ser pronunciado como /g//n/ em signature e signal, mas o g desaparece em sign, que tem a pronúncia de /sayn/ e align e alignment, /a 'layn/ e /a 'layn mnt/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário