quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Os sons de C




O C em inglês tem não só uma, mas várias pronúncias.  Tudo depende do que vem depois.

C = /s/: city

Antes das letras i, e ou y, o c tem o som de /s/.   Exemplos incluem city, Cynthia, receipt, receive,  citrus, cigarette, cirrhosis, agency, fancy.  No fim de uma palavra ou de um morfema, o e depois de c é mudo: advancement, performance, sauce,  force, juice, piece. 


C = /k/: cook

Antes de outras vogais e consonantes, o c tem o som de /k/, como se vê em black, clap, crisp, cook, clean .  O k em ck não muda a pronúncia /k/, mas às vezes o k adicional muda o sentido da palavra, por exemplo, chick é pintinho, chic é chique; sack é sacola ou saco, enquanto sac é uma parte de uma planta ou animal que tem o formato de um saco;  sick é doente e sic, escrito assim, errado.  "His name is Micheal [sic]."  (O jeito normal de escrever o nome é Michael).

Ch = tch =  /tʃ /: church

Na maioria das vezes, as combinações ch e tch  representam uma consoante com dois sons que se fazem ao mesmo tempo: o /t/, com a ponta da língua em contato com os dentes de cima, e o /ʃ /, representado por sh em shoe, wash, shine, e su em sure e sugar. Em português brasileiro, este ch ou tch seria o ti em tico tico ou te em eu te amo.  Exemplos de ch ou tch /tʃ / incluem Chuck, chilly, chew, rich, chimes, achieve, watch, catch, ditch, stretching e itched.  Nessa palavras, é importante lembrar que o ch em inglês não é o ch em português!  Tch também não pode iniciar uma palavra.


Ch = /k/: stomachache

Em algumas palavras, o ch tem um som de /k/.  Em stomachache, /´stə mək eyk/ dor de estômago, os dos ch's tem o som de /k/.  O mesmo vale para ache em vários tipos de dores como earache dor de ouvido, backache dor de costas e headache dor de cabeça.   Ch = /k/ em algumas palavras de origem grega como Christopher, Christian, architecture. archaic e echo.

Ch = /ʃ /: mustache

Algumas palavras de origem francesa pronunciam o ch como se fosse sh /ʃ /.  Algumas delas são mustache /mə ´stæʃ/, bigode, niche /niʃ/ nicho, e attache (ou attaché) /ætæ ʃey/ adido ou pasta.  

/

Nenhum comentário: