quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pronunciando a letra T















Uma versão anterior desta postagem apareceu neste blog  em março de 2010 http://georgeroberts.blogspot.com.br/2010/03/como-pronunciar-ou-nao-pronunciar-o-t.html

O som do /t/ é um pouco mais complicado do que parece. O jeito de articular depende da posição do som na palavra ou na frase. 

T no começo de uma sílaba

Quando o som começa uma sílaba, o ar que armazenamos atrás da ponta da língua tocando os dentes da frente superiores é solto. Eis alguns exemplos: touch, terrible, tiny, tooth. Enquanto você pronuncia essas palavras, coloque uma mão  na frente da boca e você sentirá um soprinho de ar, não muito forte, mas dá para sentir.

No começo de uma sílaba mas no meio de outras consoantes, o sopro é mais fraco, em palavras como try,  strike, e tricycle.

Entre sons vocálicos  /t/ => /d/ rápido.   Sonoro (vogal) + Surdo (t) + Sonoro (vogal)  =>  Sonoro (vogal) + Sonoro (d) + Sonoro (vogal).  

No inglês americano,   o /t/ entre vogais quase vira um /d/.  É um exemplo de assimilação.  Mudar de uma vogal (com a voz ligada)  para um som surdo ou sem a voz ligada como /t/ e ligar a voz de volta  para pronunciar outra vogal requer um certo esforço.  Convertendo o /t/ surdo no meio de vogais num /d/ sonoro, o  inglês americano cria uma serie de sons sonoros e torna a articulação mais rápida e fácil.   Alguns exemplos: matter, sitting, hitter, lighter, kitty. O som dos t's lembra um /d/, mas é bem mais rápido do que um /d/ comum. É por isso que podemos distinguir writing (escrevendo) e riding (montando). No primeiro exemplo, o /d/ é fugaz, quase não existe; no segundo, seguramos o som por mais um pouco.  A diferença é pequena, mas é clara.   
É importante ressaltar que  o /t/ entre vogais não vira /r/.   Quem acha que ouve esse som  corre o risco de pronunciar o /d/ entre vogais errado.    A ponta da língua toca os dentes da frente em /d/.  O /r/ não tem esse contato.  

T depois de um n quase desaparece

O /t/ após um /n/ às vezes vira um /d/ quase fantasma, às vezes some de vez. Alguns exemplos são winter, (inverno), que na boca de um americano soa bem próximo de "winner" (ganhador), e dentist,cujo /t/ interior pode muito bem desaparecer de vez. Muitos americanos não ouvem este t depois de um n. Eu me lembro que uma vez, quando morava em Texas, vi um consultório odontológico com a placa "Dr. Payne  Family Denistry". Nem o Dr. Payne nem o pintor percebeu o erro porque é assim que muita gente pronuncia a palavra, totalmente sem o som de /d/, e muito menos o /t/. A forma correta seria dentistry odontologia, de dentist. Existem muitos exemplos desta transformação: twenty, seventy, ninety, wanted, planting e por aí vai.     Vale a pena experimentar! 

T antes de U numa sílaba não enfatizada = /tch/

Antes de um u numa sílaba acentuada, o t tem o som normal inicial: tug, tube, Tuesday.  Mas quando a sílaba com tu não leva ênfase, o /t/ muda para /tch/, o som em church, Chuck, chicken e such.  Exemplos incluem fortunate /FOR tchu nət/,  actual,  /'æk tchu əl/,  ritual /RI tchu əl/.  

T no final de uma sílaba:  segure o ar

 Quando o t fica no final de uma sílaba,  você faz o /t/ mas segura quase todo o ar em vez de soltá-lo.   Em português, a tendência quase irresistível é de palatizar este /t/, que vira tchi: Rute, mate, etc etc. Resista esta tentação em inglês! Em inglês você começa a pronunciar o /t/, mas não termina. Em pronunciando not por exemplo, você segura o ar de /t/ atrás da língua, mas não o solta - o ar fica retido na sua boca. Você passa diretamente para o próximo som.     Experimente com essas palavras terminando em -t:   tight, shirt, gloat, coat, saint, vote, burst,  titmouse,  dustman,  restroom, repeat offender,  pest control.

Nenhum comentário: